qualcomm-snapdragon

A Comissão Europeia anunciou a abertura de duas investigações anti-monopólio sobre um suposto abuso da Qualcomm de seu domínio de posição de mercado em semicondutores, utilizados em dispositivos eletrônicos de consumo.

A primeira investigação examinaria se a Qualcomm, que é líder no mercado de chipsets móveis, ofereceu incentivos financeiros aos fabricantes com a condição de que comprassem (quase) exclusivamente seus chips. A segunda vai analisar se a Qualcomm estabeleceu ‘preços predatórios’, oferecendo seus chips abaixo do custo, com o objetivo de eliminar a sua concorrência.

Ainda que por enquanto seja apenas uma investigação preliminar, o anúncio não chega no melhor momento para a Qualcomm. Depois de perder o seu melhor cliente (Samsung), especula-se que a empresa está preparando uma importante reestruturação, que inclui a demissão de 4 mil funcionários, ou 13% de sua força laboral.

Por fim, as especulações sobre o suposto problema de superaquecimento do Snapdragon 810 continuam. Ainda que a Qualcomm negue repetidas vezes a existência do problema, é fato que ‘os enganos nesse caso só aumentam’.

Via Reuters