formula_e_car

A Qualcomm Brasil apresentou suas soluções para o mercado automotivo, incluindo a solução de carregamento elétrico sem fio Qualcomm Halo, utilizada durante o Campeonato de Fórmula E da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O lançamento oficial no Brasil contou com a presença do piloto brasileiro Lucas Di Grassi, que compete pela modalidade.

A adoção da tecnologia Halo foi resultado de um acordo que tornou a Qualcomm a parceira tecnológica oficial do campeonato automobilístico da FIA, exclusivo para veículos movidos a energia elétrica. Com isso, a empresa demonstra a relevância da mobilidade para ações pró-sustentabilidade, ao fornecer soluções que incorporam tecnologias pioneiras ­ – e cada vez mais sustentáveis – às competições esportivas.

Além disso, a Qualcomm avaliará a conectividade e a tecnologia móvel das dez cidades do mundo onde as corridas de Formula E acontecerão, oferecendo ainda soluções para aprimorar a experiência dos espectadores dentro do circuito automobilístico, tais como “live streamings”, videogames e interações com o público pelas redes sociais.

safety-car-qualcomm-formula-e

A parceria inclui a instalação da tecnologia da Qualcomm nos veículos de segurança (safety cars) da Formula E, para que sejam abastecidos de forma wireless durante as competições. A partir da segunda etapa do Campeonato, a solução Halo também poderá ser utilizada pelos pilotos para recarregar os carros de corrida. A tecnologia WEVC (Wireless Electric Vehicle Charging) utiliza a indução magnética para transferir a energia de uma base de carregamento para um dispositivo instalado no veículo elétrico. Os motoristas param sobre essa base e a recarga começa automaticamente.

A Qualcomm vem aplicando há anos todo o seu know how em dispositivos móveis e tecnologia sem fio na indústria automotiva. Há mais de uma década, a empresa está presente em milhões de carros conectados ao redor do mundo, fabricados por 15 das maiores companhias do setor. A Qualcomm oferece, por exemplo, as Soluções Automotivas Snapdragon™, que incluem a família de processadores Snapdragon e os modens Gobi 3G/4G LTE, que são algumas das soluções wireless mais utilizadas para que os carros contem com as melhores ferramentas de entretenimento e segurança.

Os processadores desenvolvidos pela Qualcomm para o setor automotivo criam sistemas e serviços conectados e proporcionam recursos inovadores, tais como: reconhecimento facial para a identificação do motorista; ajuste automático dos bancos, dos espelhos e das estações de rádio; eliminação de “pontos cegos” por meio de câmeras de vídeo traseiras, que formam imagens de 180 graus, garantindo a segurança dos passageiros.

 

Via assessoria de imprensa (Qualcomm Brasil)