A Qualcomm anunciou na CES 2013 o lançamento oficial dos seus novos processadores para dispositivos móveis da linha Snapdragon, os modelos 800 e 600. A fabricante não só decidiu mudar a nomenclatura, mas também prometem um desempenho ainda mais eficiente que os já competentes modelos Snapdragon S4 e S1, apresentados na Mobile World Congress 2012.

Na verdade, a Qualcomm anunciou no total quatro novos chips. Além dos modelos 800 e 600, que foram mais detalhados durante a apresentação da empresa na CES 2013, eles também mencionaram os novos chips Snapdragon 400 e 200, que não tiveram nenhum detalhe revelado. Esses dois últimos serão abordados de forma mais enfática durante a MWC 2013 do mês que vem, em Barcelona.

Sobre o Snapdragon 600, seus responsáveis garantem que conta com um desempenho de até 40% mais eficiente em comparação ao S4 Pro, algo que é, de fato, surpreendente. Sobre suas características técnicas, a Qualcomm informa que será um processador de quatro núcleos, com uma frequência máxima de 1.9 GHz, integrando uma GPU Adreno 320 e suporte para conectividades LTE e Wi-Fi.

O chip Snapdragon 800 pode ser ainda mais surpreendente quando visto de perto. O novo processador pode alcançar um desempenho até 75% mais potente que o chip S4 Pro, uma vez que ele integra quatro núcleos Krait 400, com frequência de 2.3 GHz e uma das novas GPUs Adreno 330, além do suporte para redes LTE.

Mas o que realmente chama a atenção do Snapdragon 800 são as suas características que podem ser consideradas “invejáveis” (para quem não tem um dispositivo com esse chip, e para alguns concorrentes no segmento). A primeira dessas características está no suporte para resoluções de até 2560 x 2048. A segunda é que os dispositivos com este processador poderiam gravar vídeos na resolução máxima de 4K, que é a mesma resolução presente nos televisores Ultra High Definition (UHDTV).

A Qualcomm não especificou uma data de lançamento para esses processadores, mas a empresa estima disponibilizá-los para os fabricantes parceiros para “o meio do ano”. Além disso, eles informam que 50 futuros novos dispositivos vão integrar ou o processador Snapdragon 800, ou o processador Snapdragon 600.

Via Qualcomm