dubsmash-banner

Durante os últimos dias, e principalmente ao longo do final de semana que acabou ontem (11), postagens de vídeos oferecidas pelo aplicativo Dubsmash invadiram as redes sociais. Um verdadeiro arsenal de vídeos caseiros com nossos amigos cantando, interpretando cenas de filmes e séries, citações famosas e outras falas inusitadas abasteceu a internet, mostrando claramente que os usuários de dispositivos móveis encontraram um novo aplicativo para se divertirem e divertir amigos e familiares.

Pois bem, o Dubsmash pode ser o sinônimo de pura diversão, basicamente. O aplicativo permite que todo e qualquer usuário envie para as redes sociais (ou comunicadores instantâneos pequenos vídeos com dublagens das mais diferentes modalidades, com elevado potencial da pessoa em questão parecer um tanto quanto ridícula e esquisita, dependendo da citação escolhida.

Como não poderia ficar de fora dessa onda – e porque queria fazer essa pauta para o blog, aumentando o número de pageviews -, instalamos o aplicativo para explicar ao leitor como ele funciona, e porque ele faz tanto sucesso. Quem sabe você não se empolga, instala o aplicativo no seu dispositivo, e começa a compartilhar os seus vídeos com os amigos? Ou não.

Screenshot_2015-04-12-19-49-05

Após a primeira instalação, o Dubsmash faz uma análise de conteúdo disponível para o seu idioma. Isso não quer dizer que você não vai encontrar na lista conteúdos em outros idiomas. O aplicativo não faz restrição, mas direciona para o idioma do usuário, para que as primeiras utilizações sejam mais práticas e objetivas.

O aplicativo oferece trechos de músicas, citações de filmes e discursos famosos, trechos de séries e outras categorias de áudio para abastecer o seu banco de mídia. Tudo é dividido por categorias temáticas, para que o usuário crie o vídeo mais adequado para a situação desejada.

Screenshot_2015-04-12-19-49-14

Se você quiser, você pode enviar trechos de áudio para que outros usuários possam fazer outras dublagens, e essa é uma das graças do Dubsmash: o conteúdo de áudio é colaborativo, e está em constante expansão, onde tudo depende da criatividade dos usuários em mandar conteúdos mais e mais criativos.

Screenshot_2015-04-12-19-49-54

Selecionado o áudio que você vai dublar, chegou a hora de gravar o vídeo. Recomendamos que você ouça algumas vezes o áudio que será dublado, e treine para a gravação ficar bacana. Senão, você será acusado de não ser competente nem para dublar uma música.

Screenshot_2015-04-12-19-50-46

Uma vez gravado o vídeo, se você ficou satisfeito com os resultados, você pode concluir a montagem (algo que o aplicativo se encarrega de fazer), e decidir se vai compartilhar com os seus amigos no Facebook Messenger e/ou WhatsApp, ou se vai salvar esse vídeo pronto no seu dispositivo, para compartilhar nas redes sociais em um momento posterior.

Screenshot_2015-04-12-19-50-55

O aplicativo não possui atalho para compartilhamento nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, etc), mas você pode automatizar o processo compartilhando o vídeo no Instagram, por exemplo.

A partir daí, é só esperar os seus amigos e familiares comentarem o quanto você tem de tempo livre para gravar esses vídeos e publicá-los na internet.

 

No final das contas, o Dubsmash fez sucesso porque é divertido, simples e objetivo. É uma forma de publicar na internet vídeos divertidos, e aqueles usuários mais criativos podem fazer coisas bem interessantes. Se vai vingar? Não sabemos. O Instagram por exemplo está aí até hoje abastecendo o mundo de selfies. Pode ser que o novo aplicativo alimente a web de uma nova modalidade de vídeos. Pelo menos nesse último fim de semana, só se falou disso.

Disso, e dos episódios da quinta temporada de Game of Thrones que vazaram na internet.

O Dumbsmash está disponível para os sistemas iOS e Android.