Quake

O mítico jogo Quake completou 20 anos de vida. Esse jogo tem muita importância porque com ele acabaram os spirites e o 2.5D, oferecendo uma ação em três dimensões real, e com uma forte aposta no modo multiplayer online.

 

Quake é um clássico, que liderou a evolução do multiplayer online

Desenvolvido pela ID Software, a trilha sonora do jogo foi composta por Trent Reznor, líder da “banda de um homem só” Nine Inch Nails, e também encarregado pela trilha sonora da versão norte-americana de Millenium. O jogo teve um grande impacto em 1996, graças em parte também ao QuakeWorld, versão otimizada para conexões de internet mais lentas, e a complementos como Threewave CTF, que é o modo de capturar a bandeira.

De fato, seu flexível código permitiu inclusive a aparição de mods que logo se transformaram em jogos com identidade própria, como Team Fortress. Também é importante realçar que foi o primeiro jogo a tirar partido dos gráficos Voodoo, utilizando o GLQuake.

Com o passar do tempo, Quake foi evoluindo como saga, com versões que se centraram no modo multiplayer e outros em modo campanha para um só jogador. Recentemente, foi anunciado Quake Champions, que é uma evolução direta de Quake III Arena.

 

Via Engadget