PuzzlePhone-01

O PuzzlePhone foi visto pela primeira vez em dezembro de 2014, e seu lançamento estava previsto para o segundo semestre de 2015. Pois bem, ele só chega ao mercado em 2016, mas o projeto avança a ponto de iniciar uma campanha de financiamento para lançamento do modelo final.

A PuzzlePhone é uma empresa finlandesa, e seu smartphone modular tem apenas três peças, mas que prometem ser suficientes para você ter um smartphone que dure cerca de dez anos. Eles também apostam em um padrão aberto compatível para conexão de módulos baseados em diferentes arquiteturas SoC, de modo que os desenvolvedores de terceiros possam colaborar de forma mais rápida e simples.

PuzzlePhone-02

Os três módulos principais são chamados de Cérebro, Coluna e Coração. O cérebro será o módulo que recebe o processador, a GPU, a RAM, o armazenamento interno e as câmeras. O Coração recebe a bateria e sensores adicionais. A Coluna é a estrutura base do smartphone.

Na Coluna, encontramos telas de diferentes tamanhos, e a personalização é permitida em bordas de diferentes tamanhos, se ajustando às telas, além dos acabamentos com vários tipos de materiais.

PuzzlePhone-03

O PuzzlePhone parece ter menos opções de personalização que o Project Ara, mas se contar com variedades de cérebros e corações, esse pode ser um detalhe menor. Também é preciso ver que o design a ser manejado parece ser bem mais sóbrio e elegante que aquele apresentado no ano passado, algo que é importante para chegar ao mercado.

Porém, ainda faltam vários meses para o dispositivo chegar ao mercado. A PuzzlePhone quer lançar uma campanha de crowdfunding em breve para chamar a atenção dos desenvolvedores e possíveis usuários. Só então poderemos ter uma ideia melhor de quais são suas armas para competir com o projeto da Google.

Via PuzzlePhone