purism-librem-phone

A Purism se esforça para oferecer aos usuários alternativas de hardware e software completamente Open Source, e tem no Purism Libre 11 um dos seus últimos exemplos. Agora, eles apresentam o Purism Librem Phone, um smartphone totalmente livre, pronto para executar o GNU/Linux de forma genuína.

 

Um smartphone completamente livre? Muito difícil, mas não impossível

 

purism-librem-phone-02

 

A empresa por enquanto só explora o conceito, sem um protótipo em curso. Questionam os usuários interessados sobre os componentes que gostariam de ver em um dispositivo com essas características.

Não seria um smartpone baseado no Ubuntu, mas faria uso de uma versão do Linux específica, com uma interface centrada no ambiente GNOME. E, nesse aspecto e no seu hardware, eles estão abertos a mudanças.

A ideia é que os componentes possam ser usados sem a necessidade de controladores proprietários. O compromisso com a segurança, a privacidade e o respeito ao hardware livre são pilares de um projeto que quer “quebrar o ciclo de obsolescência programada imposto pela maioria dos fabricantes”.

Ainda que a ideia seja inspiradora, o segmento de smartphones é algo especialmente complexo, e contar com uma placa mãe Open Source será uma tarefa muito árdua. Sem falar nos requisitos como a necessidade do produto final ser certificado por órgãos reguladores, algo que pode estender de forma notável os prazos de lançamento do produto.

Na teoria, teríamos por exemplo um processador Freescale i.MX6 (de 2012) com GPU Vivante GC200, RAM DDR3, porta microUSB, vários sensores, porta para fones de ouvido e slot SD.

Outro detalhe: a presença de interruptores físicos para desativar a webcam e o microfone, assim como o receptor GPS, tudo visando a proteção da nossa privacidade.

Mas o problema vai além, em componentes como o chip de rádio/modem que precisa de um controlador binário. Por enquanto, os desenvolvedores do projeto não revela mais detalhes sobre esses obstáculos.

Veremos se eles podem superá-los, e como.

Via PhoronixPurism