PS4-controller

São várias as fontes que revelaram pequenas doses de informação sobre um futuro console da Sony que pode chegar ao mercado em 2016, mas ninguém ofereceu dados tão completos como a Giant Bomb. O PS4 NEO (possível nome oficial, mas ainda não definitivo/comercial ou oficial) teve algumas de suas supostas especificações técnicas confirmadas por diversas fontes.

As possíveis especificações técnicas do PS4 NEO são:

– Processador Jaguar de 8 núcleos, o mesmo do PS4 mas a 2.1 GHz no lugar de 1.6 GHz
– 8 GB de GDDR5 com largura de banda de 218 GB/s, contra os 176 GB/s do PS4
– GPU AMD GCN com 36 CUs a 911 MHz, com 2.304 shaders (o PS4 tem 1.152 shaders)
– 512 MB de RAM adicionais acessíveis pela GPU para um desempenho mais estável.

tabla-1

Se confirmados os dados, teremos uma melhora muito grande no novo console, que teria uma potência gráfica muito maior que a do PS4, respaldado por um aumento razoável nos seus demais componentes. Porém, muitos desconfiam se essas especificações seriam suficientes para garantir um bom desempenho nos jogos com resolução 4K, pelo menos de forma nativa.

É preciso deixar claro que o PS4 NEO não é um substituto do PS4, mas sim um modelo que vai co-existir com ele, compartilhando tanto os jogos como a sua plataforma digital (PSN). A Sony quer evitar discriminações entre os dois produtos, e já teria imposto algumas normas que devem ser seguidas pelos desenvolvedores:

– Os jogos lançados para o PS4 NEO também devem sair para o PS4, ou seja, o novo console não pode ter jogos exclusivos
– Nada de segregar usuários: todos deverão poder jogas juntos no modo online
– A fluidez dos jogos não poderá ser sacrificada em nome de uma maior qualidade gráfica. Se um jogo para o PS4 roda a 60 FPS, a mesma taxa deve ser aplicada na versão do PS4 NEO
– Também não podem ser introduzidos diferenciais nos jogos. As duas versões devem ser rigorosamente iguais na jogabilidade

Os primeiros rumores sobre o possível preço do PS4 NEO giram em torno de US$ 399, um valor muito razoável para um produto que oferece novidades técnicas que podem agradar em cheio aos gamers. Comenta-se que o console pode chegar ao mercado antes do final de 2016, a tempo das vendas natalinas.

Via Giant Bomb