ps4-desmontado

Hackers brasileiros confirmam que o PS4 foi pirateado no Brasil. Uma matéria do UOL Jogos confirma a informação, onde diferentes estabelecimentos da Santa Ifigênia (bairro com grande concentração de lojas de eletrônicos em São Paulo) oferecem serviços de instalação de 10 jogos piratas do console da Sony, a partir de R$ 300.

Para quebrar a barreira do DRM, eles utilizaram um mini-computador Raspberry Pi para realizar uma espécie de formatação do console, para depois realizar uma espécie de ‘clonagem’ da firmware de um PS4 do vendedor com os jogos para o console do cliente.

Na prática, temos uma duplicação de contas, e o resultado final não apresenta qualquer tipo de problema no funcionamento do PS4, inclusive permitindo os jogos em modo multiplayer. O único prejuízo é mesmo o da Sony: pelos cálculos, é possível economizar aproximadamente R$ 1.400 nos jogos piratas instalados no console desbloqueado.

Por enquanto, a Sony não faz comentários sobre o assunto, de modo que ainda não foram anunciadas as medidas que eles podem tomar. Mas é evidente que não deve demorar muito para que as medidas sejam anunciadas.

Como dado curioso, vale a pena ressaltar que todo este processo para piratear os jogos do PS4 tem como sua origem a Rússia, onde uma vez que se tornou público, foi migrado para outros países.

19361979

PlayStation 4

Via UOL JogosFudzilla