ps4

O PS4 tem quase o dobro de unidades vendidas em relação ao Xbox One desde o lançamento dos dois consoles, e o triplo das vendas em relação ao Wii U, e se consolida como o grande vencedor da atual geração de consoles.

A tendência já indicava isso, mas poucos imaginavam que a diferença em vendas seria tão grande. De acordo com o VGChartz, desde o lançamento até semana passada, a Sony teria vendido 38.8 milhões de unidades do PS4, contra 20.4 milhões de unidades do Xbox One. Vale lembrar que os dados do console da Sony são quase idênticos aos oficiais (36 milhões de unidades em janeiro de 2016), e que não sabemos quanto a Microsoft vendeu até agora, já que não existem dados oficiais. De qualquer forma, podem ser dados muito reais, já que o CFO da EA informou em janeiro que o PS4 supera o Xbox One em uma proporção que se aproximava do 2 por 1.

Com um hardware muito similar, um ótimo catálogo de jogos nos dois casos e um sistema de jogo online competente, é difícil explicar essa diferença tão grande de vendas, e tudo indica que o PS4 ganhou vantagem quando a Microsoft cometeu o erro estratégico de vender o Xbox One com Kinect, por um preço bem superior ao console da Sony.

A Microsoft corrigiu isso rapidamente, mas a vantagem da Sony já havia sido produzida.

ps4_2

Sobre o Wii U, ele vendeu apenas 12.8 milhões de unidades, reforçando a necessidade da Nintendo lançar logo um novo console. O Nintendo NX é esperado com atenção, e pode chegar ao mercado ainda em 2016.

O PS4 fica sem adversários nos consoles de mesa. O líder absoluto no mundo dos videogames é o portátil Nintendo 3DS, com 58.5 milhões de unidades, pulverizando as vendas do PS Vita, com 13.6 milhões de unidades. Os dois estão sendo canibalizados pelos smartphones, ainda que as vendas não sejam menores em absoluto se comparamos com a dos consoles de mesa.