Em 2015, apareceu um protótipo do Nintendo PlayStation, console desenvolvido em conjunto por Nintendo e Sony que jamais foi lançado.
Primeiro, duvidaram de sua autenticidade, mas a mesma foi comprovada. Porém, o protótipo não estava em pleno funcionamento, já que o leitor de CDs não funcionava.
Desde então, Ben Heck trabalha no reparo do Nintendo PlayStation, onde o leitor de CD é justamente o elemento mais complicado. Além disso, por não chegar ao mercado, não há jogos para ele, o que obrigou a inclusão de um emulador do Super Nintendo ao modificar a BIOS do console.
Em 2016, o primeiro jogo para o Nintendo PlayStation foi lançado: Super Boss Gaiden.
Ben Heck progrediu nas tentativas de restaurar o console, e conseguiu fazer o leitor de CD funcionar, ainda que de forma limitada. Há desajustes entre o emulador e o modo em que o console acessa os CDs.
Os games precisam ser lidos por uma máquina com baixíssima quantidade de RAM no lugar de funcionar com um cartucho de ROM, tal e como acontece com o Super Nintendo.
Nesse momento, os desenvolvedores buscam corrigir os problemas presentes na leitura do CD para que a execução seja a mais correta possível.
O Nintendo PlayStation não chegou a um bom caminho, e isso resultou na ruptura entre Sony e Nintendo. Depois disso, a Sony retomou o projeto sozinha, lançando o PlayStation, enquanto que a Nintendo lançou o Nintendo 64.
E o resto é história.
Vídeo a seguir.
Via The Verge