wifi

 

Proteger a sua rede WiFi, um conselho que até os usuários menos avançados dão, mas que infelizmente pouca gente segue. Na maioria dos casos, três simples passos podem melhorar e muito a segurança.

Utilizar o roteador com a configuração padrão pode resultar em sérias dores de cabeça, facilitando a entrada de intrusos em nossa rede, principalmente quando utilizamos roteadores oferecidos pelo nosso provedor de internet.

Isso acontece porque contam com nome de rede visível e uma senha que pode estar na base de dados utilizada por ataques de força bruta. Há tutoriais para crackear senhas de específicos roteadores.

Sabemos que muitos do leitores já utilizam os ajustes descritos a seguir, mas se este não é o seu caso, leia o post com atenção. Você pode expulsar vários intrusos na sua rede com os passos a seguir.

 

 

1. Desative a visibilidade e mude o nome de sua rede (SSID)

 

Uma medida muito eficiente, já que deixa nossa rede WiFi invisível aos dispositivos móveis.

Muitos mudamo nome da sua rede por comodidade, evitando introduzir tudo manualmente. Mas é menos eficiente, já que a mesma segue aparecendo para todos, mesmo com outro nome.

Deixando a rede oculta, o usuário terá que introduzir o nome da rede e a senha para se conectar, reforçando em muito a sua segurança.

Para fazer isso, basta ir até as configurações do roteador (digite 192.168.1.1 na barra de endereços do seu navegador) e busque a opção de ajustes avançados de conexão WiFi.

 

 

2. Mude a senha e o usuário do seu roteador

 

É muito simples e, em alguns casos, indispensável. Os principais roteadores do mercado chegam com nome de usuário e senha genéricos (admin-admin, ou user-user, etc).

Para mudar os dados, digite 192.168.1.1 na barra de endereços do navegador, e mude o nome de usuário e senha atual. A apresentação dessas opções varia de acordo com o tipo de roteador que você possui.

Caso você se esqueça da nova senha, não se preocupe: pode restaurar o roteador para o padrão de fábrica (no botão físico correspondente), e ele volta a ter as configurações padrão. Incluindo o nome de usuário e senha.

 

 

3. Mude a senha de sua rede WiFi

 

Algo indispensável, que combina com os dois passos anteriores. Com isso, nenhum dos seus vizinhos poderão se conectar à essa rede, na maioria dos casos.

Para mudar a senha, entre de novo na interface de configurações do roteador, e busque a opção correspondente à configuração avançada da nossa rede WiFi, introduzindo a senha atual e a nova. Confirme, e pronto.

Recomendamos usar três palavras sem qualquer sentido, alternando maiúsculas, símbolos e números.