WhatsApp

 

O WhatsApp deve em breve monetizar o seu modelo de negócios com ferramentas específicas para empresas se comunicarem de forma direta com seus clientes. E isso tem pontos positivos e negativos.

 

 

A favor…

 

Uma comunicação direta com o cliente sem recorrer às insuportáveis chamadas telefônicas, que invariavelmente acontecem em momentos inoportunos. As notificações do WhatsApp são mais simples de serem silenciadas do que as chamadas, que implicam deixar todo o telefone no mudo.

Por outro lado, o usuário pode se comunicar com as empresas dispensando as tediosas chamadas telefônicas, que só faz o usuário perder seu precioso tempo. Também podemos saber se a empresa leu nossa mensagem, algo que por outros meios de comunicação é algo muito difícil.

 

 

 

…e contra

 

As empresas teriam mais uma via de contato conosco, podendo nos perturbar tal e como faz hoje por outras vias. Mas dessa vez, pelo WhatsApp.

Além disso, seríamos obrigados a manter o WhatsApp instalado para se comunicar com determinadas empresas, apesar desse cenário ser menos provável, já que muito dificilmente as empresas vão abandonar todo o seu sistema de marketing e atendimento ao cliente via telefone.

 

Por enquanto, o WhatsApp for Business está em fase de testes, e o mais importante agora é saber como os desenvolvedores do sistema vão trabalhar para que o serviço seja eficaz e, principalmente, para que ele não acabe virando uma grande fonte de spam.