localizar-smartphone-robado

Vários senadores democratas norte-americanos liderados por Amy Kloubuchar lançaram uma proposta para a Smartphone Theft Prevention Act (associação de prevenção de roubos de smartphones), que entre outras medidas, sugere que todo smartphone vendido no país incorpore um sistema de inutilização em caso de roubo. O sistema seria incorporado pelas operadoras e fabricantes, sem custo adicional para o usuário.

Hoje, nos EUA, existe um registro compartilhado de IMEIs de telefones roubados, e no Brasil, o usuário deve pedir o bloqueio imediato da linha pela operadora, e registrar um boletim de ocorrência sobre o incidente. O problema é que tais recursos só estão disponíveis para dispositivos adquiridos nas operadoras, e apenas bloqueiam o acesso à linha. Todas as demais funções do dispositivo permanecem intactas, o que permite a venda do smartphone para outro usuário e pior: o acesso aos dados pessoais.

Alguns aplicativos podem nos ajudar a recuperar o smartphone roubado, ou a proteger nossa privacidade, bloqueando o seu uso ou apagando a sua memória, sempre e quando o smartphone esteja conectado à rede. Inclusive em dispositivos com o sistema iOS 7 é possível lançar mão do recurso Find my iPhone. Mesmo assim, a sensação que fica é que poderia se fazer mais sobre o assunto.

Talvez para não deixar nenhum resquício de dados para os ladrões, a medida proposta nos EUA siga adiante, mas também é preciso que apareça alguma solução que inutilize qualquer smartphone roubado, principalmente para desestimular os ladrões, uma vez que as medidas atuais não produzem qualquer efeito para diminuir os casos de roubo de smartphones.

Via Apple Insider