A Electrolux selecionou os 25 melhores conceitos de design a partir de um grupo de 1.300 projetos vindos de 14 países do mundo.  Entre os semifinalistas, está o estudante brasileiro Eduardo Murara Nauiack, do Paraná, que criou o misturador Mixer 2050 – A “Bola de Gude”.

Neste ano, o concurso Electrolux Design Lab 2011 tem como tema a “Mobilidade Inteligente”, buscando ideias que moldem a forma como as pessoas preparam e armazenam alimentos, limpam e lavam sua louça, tanto dentro como fora de casa. No entanto, os protótipos inscritos devem refletir os valores de design da região da Escandinávia – onde está localizado o país de origem da Electrolux, a Suécia – que apresentam preocupação com o meio ambiente ao mesmo tempo em que oferecem facilidade de uso e apelo estético.

“O Electrolux Design Lab 2011 obteve respostas muito inteligentes à proposta de Mobilidade Inteligente, considerada a mais difícil desde que o desafio foi lançado, há nove anos.” explica Henrik Otto, Vice-Presidente Global de Design da Electrolux. “Os 25 melhores projetos estão de parabéns por sua abordagem – a combinação de pensamento inovador e criatividade é inspiradora. Nessa etapa da competição, apresentamos as 25 respostas que oferecem as soluções mais interessantes para a vida no futuro e consideram melhor a aplicação de mobilidade inteligente ao design do eletrodoméstico.”

Protótipo brasileiro: Mixer 2050 – A “Bola de Gude” – Eduardo Murara Nauiack – Brasil

Criado pelo designer Eduardo Murara Nauiack, que estuda na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, o Mixer 2050 parece com uma bola de golfe lisa, mas é um misturador. Para utilizá-lo o consumidor deve colocar os ingredientes que deseja misturar em uma travessa e jogar um ou mais dos misturadores. Então, automaticamente, eles começarão a quicar como uma bola e farão a mistura.

O tempo de mistura é definido pela força com que os misturadores são agitados. Para adicionar um minuto, eles devem ser agitados com força e para 15 segundos devem ser agitados de forma leve.

Para serem flexíveis e, ao mesmo tempo resistentes, as lâminas do misturador foram feitas de borracha com o uso da nanotecnologia.  Dessa forma, elas são seguras e fáceis de limpar, mas eficazes quando em uso.  Além disso, se forem colocadas varias delas em uma travessa transparente pode-se criar uma bela peça de design na cozinha.

Para mais informações sobre os projetos dos 25 semifinalistas, acesse: www.electroluxdesignlab.com/2011/06/electrolux-design-lab-2011-semi-finalists-announced

Os oito finalistas apresentarão seus projetos em Londres, no mês de setembro

Os oito finalistas do concurso Electrolux Design Lab 2011 serão anunciados pela empresa na semana do dia 11 de julho.  Estes designers serão convidados a apresentar seu conceito para um júri de especialistas. O júri considerará as candidaturas com base em design intuitivo, inovação e conhecimento do consumidor para conceder o prêmio. O ganhador participará de um estágio pago de seis meses em um Centro Global de Design da Electrolux e será contemplado com um prêmio de 5.000 Euros.  Para o segundo lugar, a Electrolux oferecerá um prêmio de 3000 Euros e para o terceiro lugar de 2.000 Euros.

via assessoria de imprensa