project-scorpio-microsoft-e3-2016-topo

A Microsoft confirmou hoje (13) durante sua conferência na E3 2016 a existência do Project Scorpio, console de nova geração (sem nome definitivo) que será “o console mais potente já criado”.

A Microsoft não ofereceu dados específicos sobre o seu hardware, mas deu pistas: sua placa gráfica terá uma potência de 6 TFLOPs, algo que resulta no suporte nativo para jogos 4K e jogos de realidade virtual. O novo projeto da Microsoft será uma ambiciosa renovação do Xbox One, e para esclarecer potenciais dúvidas, vale o registro que o console será parceiro do Xbox One e do recém anunciado Xbox One S. Todos os jogos e acessórios desses consoles serão compatíveis com o console do Project Scorpio.

O novo console terá mais potência, e isso vai permitir que os gamers mais ambiciosos recebam melhores qualidades visuais. A retrocompatibilidade será importante para os desenvolvedores, que provavelmente terão uma opção a mais: os mods visuais mais avançados, algo que vemos no mundo dos PCs (desde que a gente saiba escolher a resolução  o nível de detalhes nos videogames.

project-scorpio-microsoft-e3-2016

A potência dessa GPU é uma das coisas mais chamativas do Project Scorpio: os 6 TFLOPs está accima dos 5.1 TFLOPs do recém apresentado AMD Radeon RX480, e trabalham juntos para ultrapassaros 6.5 TFLOPs que oferece a placa NVIDIA GeForce GTX 1070.

Há gráficos mais potentes, já que a placa da NVIDIA é o sonho de qualquer gamer, oferecendo uma potência de 9 TFLOPs, mas com a NVIDIA Titan ela irá aumentar ainda mais, podendo receber até 10.6 TFLOPs de potência bruta.

A pergunta é clara: 6 TFLOPs são suficientes para garantir esse suporte para jogos 4K? É provavel que para alguns jogos de imediato sim, mas não sabemos se no futuro essa resolução poderá ser plenamente aproveitada. Aqui podemos simplesmente ter modos especiais de uspalling, que reduzam a carga computacional, podendo assim desfrutar essas resoluções.

Na parte de realidade virtual, esses 6 TFLOPs vão além do que o Oculus Rift como a HTC Vive pedem como requisito mínimo. De modo que temos margens de sobra para garantir que os óculos de realidade virtual com essa capacidade possam interagir com o novo console da Microsoft.

project-scorpio-microsoft-e3-2016-02

O Project Scorpio deve chegar ao mercado durante o natal de 2017, mas esta é a única coisa que a Microsoft revelou de concreto. Preços também não são especulados.