project-maelstrom

O BitTorrent lançou no ano passado um projeto de navegador P2P, que usa o mesmo conceito do compartilhamento de arquivos, mas pensado no compartilhamento de conteúdo de internet. O Project Malestrom está agora em estágio beta de desenvolvimento, que está mais estável, rápido e prático, para computadores com o sistema Windows.

Baseado no navegador Chromium, o Project Malestrom pode usar a internet tradicional e o novo formato internet P2P. Há mais de 10 mil desenvolvedores trabalhando em sites que usam essa nova tecnologia, já que a página deve ser publicada no novo serviço para funcionar de forma descentralizada.

Apesar desse pequeno obstáculo, a iniciativa está chamando a atenção dos usuários que buscam uma maior privacidade, além de uma internet mais aberta. Além da privacidade, os sites P2P seriam mais difíceis de serem infectados com malwares, já que a comunidade pode comparar versões e oferecer apenas aquelas que são válidas. Pode não ser algo infalível, mas funciona bem para os arquivos torrent.

Para testar o Project Malestrom, ou aprender mais sobre a iniciativa, clique nos links de fonte desse post.

Via BitTorrent (1), (2)