project-ara-googe-io-2015

Muitos esperavam que o Project Ara fosse um protagonista no Google I/O 2015, mas não tivemos novidades muito potentes. Por outro lado, ele foi apresentado em funcionamento pela primeira vez, já que antes só vimos módulos e conceitos.

Dois projetos inovadores como o Soli ou o Jacquard foram protagonistas nessa edição, onde eles também tiveram um espaço importante no Project Tango. O Project Ara segue em desenvolvimento, com o objetivo de ser o primeiro grande smartphone modular com o sistema operacional Android.

O departamento ATAP do Google é o encarregado em dar vida ao projeto, e eles mostraram o telefone funcionando por alguns minutos. O site The Verge registrou esse momento no vídeo a seguir.

Eles mostram a estrutura principal (Endo), e alguns módulos: processador, bateria, dois alto-falantes e uma câmera. Cada um deles são conectados, e o telefone é ligado, executando a última versão do Android.

É interessante ver como a câmera é conectada com o telefone em funcionamento, que reconhece automaticamente o novo módulo, habilitando as funcionalidades de fotos e vídeos. A seguir, temos a primeira foto pública capturada por um telefone do Project Ara.

project-ara-googe-io-2015-02