650_1000_ara2

A Rockchip é mais uma empresa que vai oferecer o hardware para o projeto de telefone modular da Google, o Project Ara. Assim como a MediaTek, ela se caracteriza por oferecer componentes mais acessíveis, mas vai além dos segmentos de smartphones e tablets.

A ideia é criar processadores compatíveis com os demais componentes, mas dispensando a necessidade de criar circuitos especiais para gerenciá-los. Para isso, eles vão utilizar a tecnologia de interconexão UniPro interface.

Hoje, todos os protótipos do Poject Ara são construídos com hardware da Texas Instruments (OMAP 4460). Essa empresa deixou de fabricar hardware para smartphones, mas segue trabalhando no desenvolvimento de produtos.

Também foi anunciado que teremos um segundo evento ainda em 2014, para que os desenvolvedores e outros parceiros vejam os avanços do Project Ara. Vale lembrar que a primeira conferência aconteceu no meio de abril.

Nesse segundo evento, deve ser apresentado um novo MDK (ou hardware para desenvolvedores), que estaria disponível no começo de 2015. Talvez já com a presença da Rockchip nos componentes.

Via Google ATAP