Project-Ara-Google

Project Ara é o programa de hardware aberto destinado inicialmente a criar smartphones a base de módulos individuais padronizados, que permitiriam criar dispositivos personalizados e atualizáveis no futuro, ou com peças de fácil substituição em caso de falhas e/ou melhorias.

Um projeto muito interessante, cujos ativos ficaram com a Google, e que segue em desenvolvimento. Agora, deve ser ampliado para os tablets. Um protótipo de testes apareceu no site GFXBench revelando essa aspiração. O tablet com numeração de série A8A01 possui tela de 13.8 polegadas, chipset Snapdragon 810, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e sistema operacional Android 6.0 Marshmallow.

Mas além de suas especificações, a presença do protótipo indica que o Project Ara segue vivo. A ideia é simples e apaixonante para muitos que lidam com produtos eletrônicos. É o mesmo que a gente fazia com nossos desktops no passado.

O Project Ara permitiria a troca rápida de módulos sem a necessidade de restaurar nem de realizar nenhuma operação complicada no sistema operacional Android. Contaria com fabricantes como Toshiba, Rockchip, Quanta, Marvell ou NVIDIA como fornecedores de módulos.

A última informação conhecida foi a do cancelamento de um teste piloto com smartphones que estava sendo realizado em Porto Rico, quando a Google se reestruturou em torno da Alphabet. Foram anunciadas novidades posteriores, mas até agora nada foi anunciado.

Fato é que não sabemos qual é o estado real do Project Ara, mas o tablet nos dá esperança que ele pode chegar ao mercado algum dia.

Via GFXBench