project-ara

O Project Ara, agora nas mãos do Alphabet, foi oficialmente adiado para 2016, mudando seu local de operações para se alojar em algum lugar dos Estados Unidos que não foi revelado. Ele segue a sua ideia de ser um ‘programa piloto’, mas vai levar mais tempo para chegar ao mercado. A confirmação do adiamento veio através de uma mensagem publicada na conta oficial do projeto no Twitter.

Não faz muito tempo que o projeto teve os seus planos alterados, com o teste prático planejado para acontecer em Porto Rico no final do ano oficialmente cancelado. Vale lembrar que o Project Ara é algo muito diferente e inovador, e o elevado nível de personalização torna a sua execução algo muito complexo para um mercado tão dinâmico como é o da telefonia móvel.

O Google pensava em ter entre 20 e 30 módulos disponíveis no início dos testes práticos em Porto Rico. A maioria desses módulos poderiam ser trocados sem a necessidade de desligar o smartphone para a troca. Como produto em si, eles nos levam a pensar que podemos nos dirigir até uma loja ou operadora e comprar o esqueleto básico do telefone, para depois escolher os módulos de acordo com nossas necessidades e possibilidades, permitindo atualizações e melhorias de hardware com o passar do tempo.

Na prática, o Project Ara pode significar o fim do ciclo de vida de um smartphone.

 

Via @ProjectAra