pentágono

O Governo dos Estados Unidos abriu um programa onde eles convidam os especialistas em segurança a aceitarem um curioso desafio: tentar hackear o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa do país.

O programa “Hack the Pentagon” tem como objetivo encontrar possíveis vulnerabilidades e falhas na segurança do órgão governamental, em troca de uma gratificação econômica para quem conseguir. Não foi especificado o valor da recompensa para o especialista que obtiver êxito em superar as medidas de proteção do Pentágono, mas imaginamos que ele deve ser recompensado, independente do caso detectado, e em função das particularidades e importância dessa violação e das próprias vulnerabilidades descobertas oferecerem um valor maior ou menor de recompensa.

Para participar do desafio, é preciso cumprir uma série de requisitos, como por exemplo não residir em um dos países que nesse momento possuem sanções vigentes por parte dos Estados Unidos, além de permitir uma pequena investigação sobre os seus antecedentes penais. O evento começa no dia 18 de abril e termina em 12 de maio.

Por mais estranho que possa parecer tal desafio, é a forma mais eficiente de órgãos governamentais e empresas encontrarem vulnerabilidades em seus sistemas. É melhor pagar uma quantia de dinheiro para alguém encontrar alguma vulnerabilidade do que ter prejuízos consideráveis caso essa falha seja descoberta em virtude de um ataque real.

Se você está interessado em participar, ou conhece alguém que quer aceitar o desafio, é possível encontrar mais informações sobre o desafio nesse link.