mit-cisco-teleconferencia

O professor de Matemática Aplicada do Massachusetts Institute of Technology (MIT), John Bush, visitou a Nave do Conhecimento de Triagem, no dia 14/01, a convite da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O pesquisador ministrou uma palestra sobre Futebol e Ciência para jovens das comunidades do Rio e o conteúdo foi transmitido para as demais sete Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da tecnologia Cisco, com uso de sistemas de telepresença e da solução de colaboração Webex.

Jovens que participam do Taça das Favelas, maior campeonato de Favelas do Brasil, e das comunidades de Triagem, Madureira, Padre Miguel, Complexo de Alemão, Irajá, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança conversaram com o pesquisador sobre a influência da física nos chutes de futebol e tiveram a chance de se aproximar um pouco mais do mundo da ciência de forma lúdica e criativa. A realização deste evento faz parte das ações desenvolvidas pela SECT para promover palestras e sessões de colaboração à distância com especialistas das áreas de educação, saúde e meio ambiente.

Entre as iniciativas para apoiar a integração e engajamento das comunidades, a parceria da Cisco com o projeto Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio contempla a criação de espaços multiusos, equipados com as mais modernas tecnologias de colaboração, em cinco Naves do Conhecimento, localizadas em Triagem, Madureira, Padre Miguel, Complexo do Alemão e Engenho de Dentro. A ação faz parte do Programa Abraça Capacitação, desenvolvido pelo Rio 2016 para incentivar o empreendedorismo social, a capacitação profissional e a geração de trabalho e renda na cidade do Rio de Janeiro.

A Cisco, que é apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tornou-se o primeiro parceiro do Programa Abraça Capacitação e está disponibilizando sua tecnologia para inclusão social e capacitação de jovens das comunidades do Rio de Janeiro. Além dos equipamentos, a Cisco está oferecendo cursos, totalmente gratuitos, online e presenciais, na área de tecnologia de redes, empreendedorismo e inclusão digital.

A metodologia, ferramentas e conteúdos utilizados são os mesmos do programa global Cisco Networking Academy, complementados por conteúdos desenvolvidos para capacitação de profissionais que atuarão no suporte às redes da Cisco, implementadas para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio. A Nave do Conhecimento de Triagem, inclusive, conta com o maior laboratório do programa Cisco Networking Academy no Brasil e já recebeu mais de três toneladas de equipamentos da Cisco.