Owura Kwadwo é o novo herói da internet.

Ele é professor em um colégio em Kumasi (Ghana), e teve que improvisar para seguir com seu ofício de compartilhar conhecimento, ensinando as crianças a utilizar o Microsoft Word sem um computador, utilizando uma lousa para mostrar a interface de usuário e comandos básicos do software.

Owura recentemente publicou no Facebook o seu método para ensinar o Word sem um computador. As imagens se espalharam pelo mundo rapidamente, e deixou claro que a ideia de não desistir resultou em uma técnica pouco usual, mas muito eficiente.

 

 

Owura explicou que foi um desafio ser professor de informática em um colégio de uma comunidade agrícola rural sem ter as ferramentas básicas de ensino. Vários de seus colegas tiveram que usar da criatividade par seguir ensinando as crianças.

No caso de Owura, ter estudado artes visuais o ajudou, já que ele desenhou toda a interface do Word, explicando passo a passo o uso do software aos seus estudantes, que copiavam todo o conteúdo da lousa para ao menos terem uma ideia do que iriam ver quando se deparassem com um computador.

Porém, não era só desenhar e copiar. O professor se certificava que os alunos entendessem o que era ensinado a cada aula.

 

 

Felizmente, o trabalho de Owura serviu para algo além. Ele recebeu mensagens de pessoas e empresas interessadas em doar equipamentos de informática para o colégio. Foram tantas mensagens, que algumas foram reenviadas para outros colégios da região que enfrentam o mesmo problema.

A Microsoft África decidiu fazer a sua parte. Ao ser consultada no Twitter se poderia ajudar o professor, a divisão africana da gigante de Redmond informou que vai presentear o professor com um PC e com o acesso aos seus serviços relacionados com a educação.

Owura é um exemplo de perseverança, mas também um triste lembrete que há muitas coisas para mudar nos âmbitos da educação e tecnologia em várias regiões do mundo. Isso é vital em um mundo competitivo, que evolui de forma vertiginosa.

 

 

Via Neowin