Agosto chegou, e como é tradição, antes de iniciar mais uma temporada de futebol na Europa, um novo jogo da série Pro Evolution Soccer (ou PES, ou Winning Eleven, para os mais saudosistas) se prepara para chegar ao mercado. A edição 2013 do jogo já está em pré-venda no Brasil, com objetivos muito específicos: aumentar o nível de fidelidade do jogo, tornando ele ainda mais próximo do jogo real, e no caso específico dos gamers brasileiros, deixar o jogo mais “nacional”.

Uma prova do segundo objetivo está na personalização do jogo. O game traz todos os times brasileiros que participaram da última edição da Copa Santander Libertadores 2012, com recriação com alto nível de fidelização de jogadores e estádios, com riqueza de detalhes. Ou seja, aquele topete ridículo do Neymar está nitidamente reproduzido em PES 2013. O jogador vai poder jogar a Libertadores desde a fase de grupos, e dependendo do cruzamento estabelecido, reescrever completamente a história do torneio.

Assim, a Konami aumentou o nível de detalhes em todos os jogadores, e melhorou o sistema de replays. A reprodução facial e física de jogadores específicos está melhorada, e os ângulos de câmera apresentam melhores resultados na hora de exibir o lance ocorrido. As mudanças tem como objetivo aumentar a imersão do usuário no jogo, tornando o mesmo visualmente mais atraente.

Outra mudança importante está na velocidade do jogo. Uma vez que o nível de habilidade dos jogadores mais talentosos, como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi aumentou, a velocidade do PES 2013 promete ser maior, oferecendo a possibilidade dos gamers que melhor comandam os jogadores a explorar tais recursos de forma mais eficiente. Se você for capaz, pode driblar o time adversário inteiro e marcar o gol sem precisar da ajuda do colega de equipe. Não que você não conseguisse fazer isso antes, mas a proposta da Konami é que, dessa vez, seja algo mais plástico (visualmente) e mais divertido.

Pro Evolution Soccer 2013 tem previsão de lançamento para o dia 30 de setembro, em versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PlayStation 2 e Nintendo Wii. Mas se você possui o PS3 ou Xbox 360, e é fã incondicional da série de jogos de futebol da Konami, já pode reservar a sua cópia do jogo imediatamente.



Preço (para as duas plataformas): R$ 179,90