Android-L-Lockscreen

Com a chegada da versão Developers Preview do Android L, um dos itens mais explorados durante os testes é o quesito “autonomia de bateria”. A boa notícia é que as promessas feitas pela Google na apresentação do sistema operacional estão se cumprindo, e os testes mostram que a versão é mesmo capaz de oferecer uma maior autonomia de uso.

Uma das novidades do Android L é o Project Volta, que tem como principal objetivo melhorar a autonomia de bateria do dispositivo. Este ajuste na autonomia lança mão de, entre outras ferramentas, do Battery Historian, uma função encarregada de identificar os itens do smartphone que mais gastam bateria, além de um novo modo de economia que promete até 90 minutos extras de autonomia.

O site Ars Technica afirma ter obtido um aumento de 36% na autonomia de bateria em relação ao KitKat (sob condições controladas), sem a necessidade de utilizar o modo de economia de energia do dispositivo. Muitos usuários do fórum XDA Developers informam resultados similares.

Por outro lado, também temos usuários que relatam que está acontecendo justamente o contrário: não só não encontraram melhoras, como a bateria está ainda pior do que o desempenho encontrado no KitKat (talvez o fator de influência possa estar no tipo de aplicativo que estão usando).

É preciso esperar mais relatos para obter impressões mais precisas sobre o assunto. Mesmo assim, não deixa de ser uma boa notícia. Ou algo que anima quem sempre desejou utilizar o seu smartphone por mais tempo.

Via Ars Technica, XDA Developers