Samsung-Galaxy-S4

O Samsung Galaxy S4 é o mais recente lançamento dentro do segmento de smartphones Android, e se destaca por prometer um conjunto de hardware completo, para uma experiência de uso única. Mas muitos se perguntam o quão superior ele pode ser em relação aos seus adversários diretos. E é para isso que servem os testes de benchmark.

As primeiras avaliações de performance do novo smartphone da Samsung começam a aparecer na internet, e esse post serve para analisar esses resultados. Vale a pena lembrar que os testes ilustrados nesse post foram feitos com a versão norte-americana do smartphone, que conta com o processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1.9 GHz. Ainda estou curioso para saber qual será o desempenho do smartphone com o novo Exynos 5 Octa, que é o modelo que chegará ao Brasil no final de abril.

Também é importante lembrar que os testes não avaliam apenas o poder do processador, mas o conjunto geral do hardware (CPU + GPU + RAM), analisando sua performance em um âmbito geral. Tais valores são importantes principalmente para aqueles usuários que querem explorar ao máximo o potencial do dispositivo em atividades mais complexas, como reprodução de vídeos em alta definição de jogos com gráficos elaborados. E, nesse aspecto, o Galaxy S4 faz o esperado: é o mais poderoso do mercado no momento.

benchmark-galaxy-s4-android-authority

O pessoal do site Android Authority fez a análise em dois métodos diferentes. No Antutu, o Galaxy S4 teve uma avaliação total de performance pelo menos 5 mil pontos mais elevada que o seu principal adversário, o Sony Xperia Z. Se comparado com o seu antecessor,  o Galaxy S3, a diferença é de mais de 10 mil pontos de performance, e mesmo contra o LG Nexus 4, considerado um smartphone notadamente potente (e com um preço muito competitivo), ele ficou quase 9 mil pontos a frente.

benchmark-galaxy-s4-geekbench

Já pelo método Geekbench, a disputa envolveu dois modelos que são concorrentes diretos dentro do seu segmento de mercado: o Apple iPhone 5 e o BlackBerry Z10. Mais uma vez, o Galaxy S4 foi soberano, com uma capacidade de performance que é praticamente o dobro dos seus concorrentes.

handsets-march-2013

Por fim, o site Primate Labs também fez o seu comparativo com o Geekbench 2, e os resultados foram muito semelhantes (apesar deles não incluírem o Sony Xperia Z nessa análise). Aqui vale destacar o resultado do HTC One, que quando anunciado, apareceu como um smartphone top, com conceitos interessantes (principalmente na sua câmera), mas que chega a superar em performance o LG Nexus 4.

Vocês estão surpresos com os resultados? Eu não.

 

Via Android Authority, Primate Labs, Daily Mobile