Das mãos da Geeksphone e da Telefónica da Espanha, aparecem os dois primeiros smartphones com o sistema operacional móvel Firefox OS, mesmo que dedicados aos desenvolvedores. São com esses modelos que a Mozilla pretende dar os primeiros passos efetivos no mundo mobile.

Falamos de um dispositivo designado como “Developer Preview Phone”, terminais que chegarão aos desenvolvedores de forma exclusiva a partir do mês de fevereiro. Os produtos apresentados se caracterizam por oferecer uma total liberdade na hora de programar aplicativos com o sistema operacional da Mozilla.

O primeiro smartphone é o Keon, um dispositivo que conta com uma tela de 3.5 polegadas HVGA, câmera de 3 megapixels, processador Snapdragon S1 de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de memória interna e conectividades 3G e WiFi, com slot para cartões microSD, sensores de proximidade e luz, giroscópio, GPS, conexão micro USB e bateria de 1.580 mAh.

O segundo modelo é o Peak, que é mais completo nas especificações. Possui tela IPS qHD de 4.3 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels com Flash, câmera frotnal de 2 MP, processador Snapdragon S4 dual-core de 1.2 GHz e bateria de 1.800 mAh, contando com as mesmas opções de conectividade e os mesmos 512 MB de RAM do Keon. Como curiosidade, se observamos as imagens oficiais dos smartphones, poderemos ver o Here, sistema de mapas da Nokia em um dos ícones de aplicativos, algo que não deve surpreender muito, se levarmos em conta que os finlandeses já anunciaram o seu apoio ao sistema operacional da Mozilla.

São fichas técnicas bem interessantes, mas temos que considerar que o Firefox OS é orientado principalmente aos smartphones de entrada (ou linha baixa). Ou seja, tudo indica que os modelos finais ou destinados ao consumidor terão especificações técnicas mais modestas do que essas apresentadas hoje.

As primeiras unidades desses dois smartphones serão distribuídas entre os desenvolvedores da Campus Party Brasil, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, em São Paulo. A partir daí, outros desenvolvedores ao redor do planeta receberão os smartphones. A Mozilla será responsável por distribuir esses modelos, e a Telefónica (Vivo no Brasil) vai ser a primeira operadora a ofertar os dispositivos para os usuários finais.

Via Geeksphone, Engadget