O Nexus 7 é o mais novo sucesso do Google. O novo dispositivo Android fabricado pela ASUS, que conta com o sistema operacional Jelly Bean (4.1) está a pouco tempo no mercado, mas já temos rumores que indicam que o Google não está dormindo no ponto, e já começa a pensar no próximo produto com a marca, que seria um novo smartphone.

Levando em conta que o Galaxy Nexus em breve vai completar um ano de idade, é mais do que compreensível a iniciativa do Google em pensar em um novo smartphone, para dar sequência à trilha de sucesso da marca. Segundo o site SamMobile, alguns indícios levam a crer que a empresa de Mountain View já está trabalhando no novo modelo, indicando não só as suas especificações, mas também algumas de suas características técnicas, além do fato da Samsung novamente ser o fabricante oficial do smartphone, sendo este o terceiro produto da marca fruto dessa parceria.

De acordo com as informações recolhidas pelo site, o novo terminal da Samsung recebe o nome de código GT-i9260, o que para alguns pode até significar um balde de água fria, uma vez que, na teoria, ele pode representar uma pequena atualização do atual Galaxy Nexus, que possui o nome de código GT-i9250. Na tabela acima, temos a comparação técnica do suposto novo Nexus com o atual Galaxy Nexus e com o Galaxy S III. O modelo contaria com um processador Cortex A9 de dois núcleos, de 1.5 GHz, elaborado por um fabricante desconhecido. Essa informação também pode causar decepção para alguns, se levarmos em conta que a Samsung tem uma família de processadores Exynos, baseados no padrão Cortex A15, que contam com um maior rendimento, e oferecem uma autonomia muito maior ao smartphone, tal como os novos Snapdragon S4 da Qualcomm.

Além disso, a tabela fala de um smartphone com tela de 4.65 polegadas, com Super AMOLED HD (1280 x 720), igual ao do atual Galaxy Nexus, tela esta que, para o seu público-alvo, parece ser realmente cômoda, e de tamanho perfeito para a maioria das atividades. A principal mudança observada está nas suas câmeras, uma vez que a câmera frontal passa a ser de 1.9 megapixels, e a câmera traseira seria melhorada, saindo de 5 para 8 megapixels.

E a pergunta que fica é: esse novo Nexus… seria lançado com um novo Android?

A cada novo Nexus, sempre foi lançada uma nova versão do sistema operacional do Google, e pelo o que se comenta, esse suposto lançamento chegaria com a versão Android Key Lime Pie, sucessora do Jelly Bean, algo que já vem sendo especulado a algum tempo.

Mas esta seria uma novidade muito arriscada para o pessoal de Mountain View, já que se este novo smartphone Nexus for lançado antes das vendas para o Natal, tendo o objetivo de aproveitar o mercado atual, eles teriam (na teoria) que lançar uma nova versão do Android em apenas pouco mais de seis meses, algo que, para mim, me soa um pouco absurdo vindo do Google. A menos que, com o Key Lime Pie, a atualização seria em massa, para diversos tipos de dispositivos, diminuindo assim a fragmentação entre as versões. De qualquer forma, uma versão nova do Android chegando de forma tão antecipada poderia atrasar muito o desenvolvimento do sistema em si, e dos milhares de aplicativos dos desenvolvedores.