IMG_20131029_212342674_HDR

A LG apresentou ontem (29) o smartphone LG G2 para o mercado brasileiro, apesar do produto já poder ser encontrado no varejo brasileiro. O evento realizado em São Paulo (SP) reuniu profissionais da imprensa e executivos em um mesmo espaço para apresentar a nova aposta da empresa para o mercado mobile nacional. E nesse post, eu passo as minhas primeiras impressões.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer ao pessoal da assessoria de imprensa da LG do Brasil pelo convite para o evento. Ter esse tipo de reconhecimento não é algo fácil. Mais complicado ainda é ter esse trabalho reconhecido não só pela equipe que trabalha em prol da marca LG, mas principalmente pelos executivos da empresa. Isso é um grande estímulo para que o TargetHD continue a entregar um trabalho isento, com informação, qualidade de conteúdo e um pouco de bom humor (que não faz mal a ninguém).

IMG_20131029_211025301_HDR

Mais uma vez, a primeira coisa que chama a atenção no LG G2 é a sua tela. Faço questão de colocar aqui uma foto mais escura para destacar esse fator, uma vez que a própria LG coloca esse ponto como um dos mais destacados do dispositivo, ao lado dos botões na parte traseira do dispositivo (falo deles daqui a pouco). E não é por acaso esse destaque: estamos diante de uma tela IPS de 5.2 polegadas, com resolução de 1920 x 1080 pixels. E a mesma tecnologia de tela utilizada pelas Smart TVs da empresa.

IMG_20131029_212457941

Aliás, em conversas com executivos da empresa, um dos detalhes mais frisados é que um dos objetivos da LG é oferecer como diferencial a excelência de qualidade nesses aspectos considerados mais evidentes para o usuário. Um deles é justamente a tela, que é brilhante, com um material de ponta, e com uma altíssima resolução.

IMG_20131029_212358527

O segundo diferencial do LG G2 é um dos seus pontos mais destacados durante a apresentação: os botões integrados na parte traseira do dispositivo. Segundo a LG, 38% das quedas de um smartphone é provocado pelo posicionamento dos botões de volume e liga/desliga nas laterais do aparelho. Pensando nisso, a LG encontrou essa solução, já imaginando que o usuário invariavelmente posiciona o dedo indicador na parte traseira do dispositivo, criando um apoio natural na hora de utilizar o aparelho durante uma chamada.

E isso faz todo o sentido. Durante a degustação, sem os botões laterais, a tendência é que o telefone realmente fique mais firme nas mãos do usuário, e com um pouco de treino (confesso que não é tão simples nos primeiros momentos, até porque a presilha de segurança dos stands atrapalhou um pouco essa experiência), o usuário pode ter um comportamento natural para uma utilização diária. E sim, acaba sendo mais prático, para destros e canhotos. Universaliza a mecânica de uso.

IMG_20131029_211118339

Outros pontos de destaque nos aspectos físicos do LG G2 a serem destacados. Ele é um smartphone refinado, com um ar sóbrio, e com bordas muito finas, aumentando ainda mais a impressão de uma tela de amplo tamanho. A tela acompanha bem o design do produto, e segue a filosofia já adotada por outros modelos da LG. Aliás, sem querer fazer o advogado do diabo, mas ele lembra um pouco os produto da linha Nexus (e não é à toa).

IMG_20131029_212417186

Também merece destaque o acabamento do produto, que passa a agradável impressão de ser construído em um corpo único e bem montado. É um smartphone leve, o que pode causar estranheza para usuários que já estão acostumados aos smartphones mais pesados. Por outro lado, é muito melhor levar no bolso um telefone com um peso reduzido, ainda mais considerando esse tamanho de tela.

IMG_20131029_212448900

O LG G2 chega ao Brasil com o sistema Android na versão 4.2 Jelly Bean, com todas as customizações já propostas pela LG nos modelos anteriores. Além dos recursos que já conhecemos nos modelos anteriores (QuickMemo, SmartShare, etc), o G2 oferece importantes novidades, com novos recursos e funcionalidades.

Com tudo isso, o sistema parece ser bem fluído e funcional, sem apresentar engasgos aparentes ou falhas críticas. É claro que eram modelos de demonstração, e só poderei tirar uma conclusão mais precisa quando o produto chegar para testes e reviews, mas as primeiras impressões sobre o LG G2 são excelentes. O telefone acerta em buscar se aproximar do consumidor ao oferecer recursos que são práticos e objetivos para o seu dia a dia.