2015-07-28 11.02.01

Tem que ter estilo nessa vida! E a Motorola apresentou ontem (28) o Moto X Style, um dos três smartphones que a empresa revelou em seu evento para a imprensa. O modelo é o mais completo e potente dentro das novidades, e divide opiniões sobre a sua proposta final, em diferentes aspectos.

No seu design, o Moto X Style não se difere muito dos modelos anteriores, apesar de receber elementos apresentados nos outros lançamentos desse ano, como a carcaça traseira com um relevo que torna o agarre mais seguro e agradável. Sem falar no mesmo poder de customização proposto pela Motorola via Moto Maker.

2015-07-28 10.58.30

Já nas suas dimensões, o Moto X Play cresceu muito em relação ao modelo lançado em 2013. Agora, temos uma tela de 5.7 polegadas com resolução 2K. Presencialmente, é uma tela que promete uma visualização de imagens excepcional (a foto acima dá uma breve mostra do resultado obtido por essa tela), mesmo com muitos alegando que a adoção de uma tela LED não é algo muito bem vindo, principalmente quando pensamos na tecnologia de notificações na tela implementado pela Motorola.

De qualquer forma, essa impressão da tela foi a melhor possível.

2015-07-28 10.58.36

Uma novidade que reforça o conceito de ‘estilo’ do Moto X Style é a presença do flash LED frontal. O objetivo aqui é bem claro: melhorar a qualidade das selfies em ambientes com baixa luminosidade. O sensor frontal também foi melhorado, e passa a contar com 5 megapixels de resolução.

2015-07-28 10.58.46

Sem falar que FINALMENTE o Moto X recebe os tão falados alto-falantes frontais duplos, que foram tão elogiados no Motorola Moto G 2014. Esse era um pedido dos usuários que desejavam uma maior qualidade de áudio nas atividades multimídia e jogos. Não sabemos por que a Motorola demorou tanto em atender a esse pedido.

2015-07-28 10.58.52

Levando em conta suas dimensões, o Moto X Style é um modelo relativamente fino. Essa baixa espessura é reforçada por conta da presença dos metais adotados na carcaça do smartphone, algo que reforça o aspecto ‘premium’ do produto. Vale lembrar que esse modelo também conta com certificação IP52, o que o torna resistente às gotas de água (mas não aos mergulhos breves, como é o caso do Moto G de terceira geração).

2015-07-28 10.59.27 2015-07-28 10.59.12
Outras duas novidades muito desejadas pelos usuários são a presença de um slot dual nano SIM, para que duas linhas fiquem ativas no dispositivo, e um slot para expansão do armazenamento interno via microSD de até 128 GB, algo que melhora sensivelmente a vida do usuário na hora de armazenar fotos, músicas e principalmente vídeos. Ainda mais em um dispositivo que possui suporte para a gravação de vídeos em 4K.

2015-07-28 10.59.37

Assim como aconteceu com o novo Moto G 2015, o Moto X Style também conta com diversas opções de combinações de cores, além de um novo acabamento que melhora o agarre do produto. Mas isso também depende do material adotado pelo usuário no seu dispositivo. As outras versões vistas nos modelos anteriores estarão presentes, e cabe ao usuário escolher aquela que melhor atende as suas necessidades.

2015-07-28 10.59.58

A Motorola enfatizou por diversas vezes que a câmera traseira de 21 megapixels do Moto X Style é ‘uma das três melhores câmeras do mercado’. Durante o breve teste que fiz com o dispositivo, posso dizer que essa câmera promete, com um tempo de resposta muito baixo, e os flash LED duplo que tem mais coerência que aquele presente no modelo lançado no ano passado.

Aqui, a Motorola não coloca um hardware 100% top de linha, e preferiu tentar equilibrar a relação custo-benefício para que o dispositivo não fique tão caro diante da concorrência. Por causa disso, temos a escolha pelo processador Qualcomm Snapdragon 808 hexa-core de 64 bits, trabalhando com 3 GB de RAM, 16, 32 ou 64 GB de armazenamento (expansíveis) e sistema operacional Android 5.1.1 Lollipop.

Não é o hardware mais poderoso que a Motorola poderia colocar no dispositivo, mas é um hardware suficiente para oferecer um ótimo desempenho para a maioria dos usuários, podendo atender muito bem até mesmo os usuários mais exigentes. É claro que não podemos ter certeza de nada enquanto o smartphone não for testado em uma situação de uso real e cotidiano. Mas acho que, nesse caso, o dispositivo não terá problemas quando as novas versões do Android desembarcarem.

2015-07-28 11.01.06

O Moto X Style não teve o seu preço revelado. Há quem diga que, lá fora, ele deve custar em torno de 400 euros. No Brasil, algo aceitável para esse smartphone seria um preço flutuando entre os R$ 1.7 mil e R$ 2 mil. Mais do que isso, e ele se torna uma dor de cabeça para a própria Motorola. Mas é quase certo que ele vai custar menos que os modelos top de linha da concorrência.

Resta saber o quanto.