megafon-portada

A operadora russa Megafon anunciou o lançamento de sua rede 4G+ em Moscou (Rússia), oferecendo uma velocidade de conexão móvel de até 300 Mbps para download. Essa é considerada a primeira rede do mundo nessa categoria.

O objetivo da operadora é substituir as conexões fixas por móveis. Em um teste de velocidade ao vivo durante o evento de lançamento, a velocidade final de download alcançada foi de 257 Mbps. Aproveitando a ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi 2014, a Megafon, em parceria com a Huawei, realizou testes da nova rede 4G+ em ambientes com grandes aglomerações. Tais testes servem para estudar a expansão e melhoria da rede recém lançada.

megafon-pruebavelocidad

Por enquanto, apenas alguns moradores de bairros selecionados de Moscou poderão acessar o serviço, que entra em funcionamento ainda em 2014, mas sua expansão já é planejada. No futuro (abstrato, sem datas) a operadora promete levar essa rede 4G+ nas maiores cidades do país.

Apenas para comparação: enquanto a nova rede 4G+ alcança downloads de até 300 Mbps, uma rede 4G decente registra o download máximo de 150 Mbps.

Via Xataka