primeira pagina web

Nesse final de semana, o lançamento da primeira página web da história completou 25 anos. A página The Project foi criada meses antes do seu lançamento, por Tim Berners-Lee, o “pai” da World Wide Web, e foi uma consequência prática da proposta da criação dessa rede.

www-pagina

 

A proposta de um sistema de distribuição de documentos de hipertexto ou hipermídias interconectados e acessíveis via internet seria o embrião da rede informática de âmbito mundial. A ideia não era criar uma rede global como temos hoje, mas sim algo mais simples, como um mecanismo de comunicação e suporte entre dois pontos relativamente próximos.

A partir daí e uma vez no CERN, Berners-Lee revisou ao lado de Robert Cailliauera a proposta original, criando o maior nó de internet na Europa, o primeiro navegador web, o primeiro diretório web e o primeiro servidor web do planeta, montado sobre um computador NeXTcube.

A primeira página da web da história se limitava a oferecer uma ferramenta pra que os colegas cientistas de Tim Berners-Lee pudessem encontrar e compartilhar informações com facilidade. 25 anos depois, temos hoje 2 bilhões de páginas web, e uma rede global que conecta metade dos seres humanos do planeta.

Nos últimos anos, Berners-Lee não esta muito satisfeito com o avanço e funcionamento da internet atual. Recentemente, ele fez criticas fortes sobre o assunto, afirmando que “a internet se transformou na maior rede de vigilância do planeta”.

Berners-Lee garante que a internet caiu nas mãos das grandes corporações e governos, e há tempos pede que os internautas se unem e ajudem a imaginar e construir os futuros padrões da web, pressionando para que cada país desenvolva um projeto de lei sobre os direitos digitais, promovendo uma web livre e aberta para todos.