first-www

Nesse final de semana fez 25 anos que a primeira página web da história foi lançada. Ela foi criada pelo “pai” da World Wide Web, Tim Berners-Lee.

A primeira página web foi lançada pelo CERN em 20 de dezembro de 1990, mas não se tornou pública até agosto de 1991, e foi uma consequência prática da proposta da criação da WWW alguns anos antes, pelo próprio Tim Berners-Lee. A proposta era de um sistema de distribuição de documentos de hipertexto ou hipermídia interconectados e acessíveis via internet, que seria embrião da “rede de informática de âmbito mundial” que hoje usamos.

O propósito do físico britânico não era inicialmente criar uma rede global tal e como conhecemos hoje, mas sim algo muito mais simples: criar um mecanismo que evitasse a pessoa de ir de um edifício a outro na Universidade de Oxford, dando a solução à incompatibilidade de computadores de sua universidade.

PaginaWeb

A partir daí, uma vez no CERN, Berners-Lee revisou com Robert Cailliauera a proposta original, criando o que era o maior nó de internet da Europa, o primeiro navegador, o primeiro diretório Web e o primeiro servidor Web do planeta, sobre um NeXTcube. E, de quebra, criou a primeira página web, que completou 25 anos. Foi outro pequeno passo até o que conhecemos como hoje uma rede que conecta a metade dos humanos do planeta, com mais de 2 bilhões de páginas.

Via World Wide Web