google-cardboard

Apesar da realidade virtual estar orientada principalmente para o mundo dos games e do entretenimento adulto, ela pode oferecer muitas possibilidades, e uma clara mostra disso é na cirurgia ao vivo que acontecerá no dia 14 de abril, onde é possível conferir tudo de casa com uma simples Google Cardboard.

A Medical Realities vai realizar o feito, transmitindo o procedimento com uma câmera de 360 graus, que estará colocada acima da mesa de operações. Um aplicativo específico e gratuito, o VRinOR, vai transmitir tudo. Leve em conta que esta não será a primeira cirurgia que poderá ser vista em realidade virtual, mas sim a primeira que será transmitida ao vivo, um detalhe que adiciona um grande interesse ao evento, permitindo que qualquer pessoa veja todas as particularidades da cirurgia.

A realidade virtual tem um grande potencial dentro do setor da medicina, apesar da Medical Realities não se distanciar das possibilidades oferecidas pela realidade aumentada. O uso das duas tecnologias de forma conjunta pode ajudar e muito na formação de novos médicos, além de oferecer um grande apoio em procedimentos cirúrgicos mais complexos, oferecendo instruções avançadas com menus sobrepostos sobre diferentes órgãos e tecidos, por exemplo.

Você pode fazer o download do VRinOR para iOS e Android nos links correspondentes.

Vídeo demonstrativo do procedimento a seguir.

 

Via TweakTown