Depois do anúncio do seu “quase iminente” lançamento, muitos usuários já estavam impaciente para ver a estreia do Skype para Windows Phone 8. Muito bem, esse post serve para avisar para os apressados que a espera chegou ao seu fim. Bom… mais ou menos. Já é possível fazer o download da versão preliminar do popular serviço de comunicação via VoIP para o sistema operacional móvel da Microsoft.

Refrescando um pouco a sua memória, a partir de agora, o Skype para Windows Phone conta com uma interface mais alinhada com a proposta do Windows Phone 8, oferecendo a personalização de suas Tiles, um melhor sistema de notificação e o funcionamento em segundo plano (com a promessa de baixo consumo de bateria), entre outras novidades. Os primeiros relatos de quem instalou o aplicativo (rodando em um HTC 8x) informam que a interface é atraente e intuitiva, mas o seu funcionamento ainda apresenta algumas falhas, ocasionando na reinicialização do smartphone quando o seu interlocutor responde do outro lado da linha. Além disso, o recurso de vídeo ainda apresenta algumas falhas, impedindo a sua plena visualização.

Por outro lado, a clareza e a nitidez do áudio das chamadas é algo plenamente satisfatório, e esse já é um ponto muito positivo. Significa que, pelo menos por enquanto, a melhora está apenas nos aspectos das funcionalidades. Onde mais importa, que é o áudio das chamadas, está funcionando muito bem.

Outro destaque relatado sobre a nova versão do Skype é a sua facilidade de uso, por causa de uma interface limpa e moderna. Essa interface é dividida em três telas, onde a principal é a da conversação, e as outras duas são as de contatos e favoritos. Integrado ao novo sistema de hubs ativos do Windows Phone 8, é possível ver o que está acontecendo dentro do Skype sem ter que abrir o aplicativo, e as notificações aparecem na parte superior da tela, quando estamos utilizando outro aplicativo.

A mesma tela de chamadas do Windows Phone 8 é a mesma do Skype, incluindo a possibilidade de deixar as chamadas em espera no aplicativo de VoIP. Como você já sabe, você pode vincular a sua conta Microsoft com o Skype, para poder conversar com os seus amigos do (finado) Windows Live Messenger.

Para mais detalhes e download do Skype (compatível apenas com o Windows Phone 8), clique aqui.