microsft_kib

A história é a seguinte: em abril de 2011, do nada, apareceram na internet capturas de telas do Windows 8 muito realistas, que fez muita gente pensar que foram produzidas com o Photoshop. Na época, nenhum detalhe sobre a interface do sistema operacional era conhecida ou revelada. Pois bem, anos mais tarde, o mistério foi resolvido, e a história por trás disso é digna de um roteiro de Hollywood.

O vazamento daquela época foi obra de Alex Kibkalo, um ex-funcionário da Microsoft, que vazou informações confidenciais como parte de uma vingança pessoal que não deu muito certo. Alex teria conhecido um blogueiro francês em um fórum, e mandou para ele não só as imagens capturadas do Windows 8, mas também parte do seu código.

O motivo disso? Ele queria se vingar da Microsoft por supostamente ter recebido pouco reconhecimento da empresa, e críticas que não ressaltavam o seu trabalho lá dentro. A história também revela que Kibkalo insistiu que o blogueiro francês distribuísse o código na internet, com a ideia de tornar o sistema mais vulnerável ao ataque dos hackers, algo que não aconteceu.

No final das contas, o blogueiro francês entrou em contato com a Microsoft para verificar a veracidade do código, algo que foi confirmado. Por sua vez, o pessoal de Redmond acionou do DEFCON correspondente, iniciando uma investigação criminal, envolvendo a troca de e-mails entre Alex e o blogueiro, e a consequente detenção do ex-funcionário, que agora espera pelas implicações de seus atos.

Ao que parece, Alex teria tentado o mesmo com o Windows 7, mas nada é confirmado até o momento.

Via ZDNet