Conforme prometido, segue agora minhas impressões sobre o evento realizado pela Sony nesta semana, onde foram anunciados lançamentos para o mercado nacional, visando as vendas do fim de ano. O evento aconteceu no dia 04/11/2009, no Hotel Empório, em São Paulo.

Ao chegar no evento, depois da devida identificação, cada um recebeu um kit da Sony para acompanhar o evento, que contava com o press-release impresso, com todas as informações dos produtos, um livreto com imagens dos notebooks, um bloco de anotações com caneta, e um pendrive de 1 GB com o material para posterior divulgação nos blogs.

O evento contou com pessoas importantes ligados ao Marketing e ao setor de negócios da linha VAIO da Sony. Willen Puccinelli, do setor de Marketing – Divisão do Consumidor, faz a maior parte das apresentações, dando ênfase na nova campanha de marketing da Sony (make.believe), mostrando que a proposta da empresa com estes novos produtos é apresentar ao usuário não só uma solução doméstica e corporativa, mas também mostrar para o usuário que a experiência de utilização destes equipamentos podem sim ser extremamente práticos de se usar, e simples no seu aspecto de execução de tarefas cotidianas. Oferecer ao usuário a experiência de, com poucos cliques, criar materiais multimídia com boa qualidade, acesso a internet sem a necessidade de esperar o boot do sistema operacional, mobilidade, performance e estilo. Tudo em um produto só.

As apresentações complementares foram feitas por Francisco Simon, da VAIO Business, que trouxe informações interessantes sobre as estratégias de negócios que a Sony quer implantar no Brasil sobre a linha VAIO. Antes da apresentação, tive a chance de falar com ele sobre os problemas das taxas de impostos e tributos que o governo brasileiro coloca em cima dos produtos de tecnologia e informática que são importados pelos fabricantes. É claro que isso incentiva a indústria nacional, fazendo com que os produtos fabricados aqui sejam mais baratos e acessíveis ao público consumidor. Por outro lado, o Brasil fica sempre à margem dos grandes lançamentos internacionais. Neste caso em específico, a Sony conseguiu que alguns dos produtos que foram apresentados chegassem às lojas brasileiras ao mesmo tempo (ou em tempo muito próximo) do que acontece nos Estados Unidos e Japão, o que já é um grande feito.

Bom, produtos apresentados, todos tiveram a chance de testar, filmar e fotografar os produtos. Segue abaixo minhas impressões:

Primeiro, os modelos CW. Aqui, o que se destacou mesmo foram os recursos que a Sony implantou para melhorar a experiência do usuário em relação aos recursos multimídia e operacionais do equipamento. Intens como o VAIO Media Gallery, o VAIO Movie Story, VAIO Click to Disc e o VAIO Media Plus tornam o uso do computador por parte dos usuários mais “comuns” muito mais agradável (coloco comuns entre aspas, pois nenhum destes equipamentos são comuns, e usuários que compram estes produtos também não entram muito na categoria dos comuns). Criar vídeos caseiros, para a maioria dos usuários, pode ser uma tarefa árdua, mas com este sistema, tudo fica muito fácil. Fora o fato que, durante a busca e criação destes vídeos, você tem a possibilidade de, uma vez conectado na internet, encontrar outros conteúdos relacionados à sua fonte de busca, tornando o resultado final mais completo e mais próximo do que realmente o usuário quer.


Os próximos a serem vistos foram os netbooks da linha W.

Netbooks vem sendo o meu sonho de consumo há muito tempo. No caso, estes aqui eu considerei produtos muito interessantes, por um aspecto bem simples. Os netbooks, em média, tiveram um acréscimo de preço considerável desde seu lançamento. Não dá hoje pra se pensar muito em adquirir os modelos iniciais do Asus EEE PC de 4 GB de SSD, ou até mesmo alguns modelos Positivo MOBO. Hoje, fabricantes como a Dell e a HP oferecem bons produtos com um preço competitivo. Porém, por outro lado, se você é aquele usuário que realmente está disposto a não mais utilizarem notebooks ou desktops, mais precisa de um bom equipamento para produção de conteúdo em qualquer lugar, os modelos VAIO W podem sim ser uma excelente opção. O preço pode assustar? Nem tanto, levando em conta que é um equipamento com 2 GB de RAM, 250 GB de HD, uma boa tela de 10.1″ e um teclado realmente confortável para a produção de textos mais longos. É leve, tem estilo, é moderno. Pode agradar e muito os bloggers que buscam passar sua personalidade através de seus gadgets. E de usuários que buscam ter um bom equipamento para acessar a internet de qualquer lugar.

Na sequência, os produtos da linha NW.

Este aqui se destaca pela potência do produto, e pelo bom preço, levando em consideração tudo o que ele oferece. É o primeiro do mercado a vir com Blu-ray player integrado, e, para testar mesmo toda a capacidade de processamento que o equipamento tem, fiz uma pequena “fuzarca”, abrindo janelas de Internet Explorer, Google Chrome, Windows Explorer, e mantendo o player de Blu-ray ligado, e ele realmente não decepcionou. Além disso, possui o recurso de, caso o usuário deseje, alterar com um simples clique o ambiente de trabalho a ser utilizado, com atalhos de programas mais usados para trabalho, uso doméstico, fim de semana, etc. Une desempenho, elegância e qualidade de forma muito competente e elegante.

Destaco aqui um fone de ouvido (que pode ser adquirido à parte), que tem incríveis 75% de cancelamento de ruído externo, trazendo uma qualidade de som incrível para equipamentos que já possuem um som de alta qualidade por natureza. Para quem gosta de som com precisão em qualidade e fidelidade de áudio (e para quem puder pagar para ter este produto), vale e muito à pena.

Chegamos ao Sony Vaio P.

O Vaio P continua pequeno, discreto, elegante… continua sendo uma interessante alternativa para bloggers mais descolados e até mesmo para executivos que não querem produtos mais incrementados para poder consultar seus dados, redigir e-mails e propostas, ou escrever em seus blogs. O grande diferencial deste modelo que chegou ao Brasil nesta semana é ter o recurso de TV digital integrado ao produto (1 Seg). Quando você vê ele de perto é que você vê o quanto ele é pequeno. É um produto que exala elegância, sem perder qualidade e performance. Lembrando sempre que: ele não é um netbook. A Sony q
uer chamá-lo de Pocketstyle PC.


Por fim, a grande vedete do evento, o Sony Vaio X

Este aqui… é simplesmente de se babar! Olha, só vendo de perto mesmo para se ter uma ideia do quão fino é este notebook! Isso, sem contar que é um produto top em todos os sentidos: menos de 2 cm de espessura, 760 gramas de peso, 2 GB de RAM, 128 GB de SSD, corpo feito em fibra de carbono… muita resistência e ótima performance. Isso, sem contar a bateria, com autonomia de 6 horas (que podem alcançar as 16 horas, com uso de bateria complementar). Tá, muita gente vai falar que o preço é um absurdo, que é muito caro… bom, na minha opinião: taxas de impostos à parte, ele é um produto top, em todos os sentidos. Não tem como ser barato um produto que traz tantas boas qualidades técnicas. E, podem ter certeza, vai ter muita gente cobiçando este aqui, e alguns outros tantos pagando os R$ 7 mil para ter este notebook. É uma pena que eu não tenha filmado e fotografado mais este modelo, mas fiquei tão fascinado por ele, que resolvi ficar um pouco mais de tempo concentrado nele, para sentir ainda mais a experiência desta fantástica máquina.

Por fim, para mim, o saldo do evento foi positivo. Acredito que a Sony vai, pelo menos, trazer o foco para si com alguns destes produtos, e aquecer um pouco mais o mercado de vendas neste fim de ano. Parabéns a todos os envolvidos no evento, e aproveito aqui para agradecer pelo convite recebido. Sempre que possível, estarei à disposição para estar presente nos eventos e lançamentos de tecnologia.