A última evidência que a Apple está pronta para abandonar o icônico dock conector de 30 pinos em favor de uma solução menor vem em forma de uma referência ao conector de 9 pinos no código do beta do iOS 6.

A linha de código foi descoberta pelo site 9to5Mac, e vai diretamente contra os diversos rumores que especulavam o tamanho do novo conector, que apostavam em algo com 19 pinos. Alguns outros veículos apostaram em 8 pinos, mas ninguém ainda havia citado um conector de 9 pinos.

É importante ter em mente que o iOS 6 ainda está em Beta, ou seja, essas linhas de código podem ser alteradas a qualquer momento, principalmente pelo fato que tanto a Apple quanto os desenvolvedores continuam testando o sistema.

Para ilustrar o código em questão: a linha 00002d9c t_copyDeviceSupports9Pin quer dizer que a Apple está pronto para lançar dispositivos como iPhone, iPod Touch, iPad (Mini, talvez?) ou qualquer outro dispositivo iOS com um conector menor, levantando ainda mais as especulações. Afinal de contas, já é possível afirmar a esta altura do campeonato que a Apple está, pelo menos, testando um dispositivo com um conector menor.

Um novo dock conector seria a maior mudança nos dispositivos móveis da Apple e para os fabricantes que produzem cases e acessórios para os produtos da empresa. Poderia a Apple tomar tal decisão? Se a Apple lançar mesmo um novo iPhone com um conector menor, eles poderiam ao menos lançar um adaptador para o dock de 30 pinos?

Particularmente, eu acho que não. Mas, como em tudo nesse mundo… tudo pode acontecer.

Via CNET