Você pode não ter percebido, mas aconteceu. Nas últimas horas, várias contas do Twitter perderam um bom número de seguidores. E o motivo disso é que o próprio Twitter decidiu acabar com várias contas infladas de seguidores falsos.

Todas as contas do Twitter que foram bloqueadas foram removidas, de modo que a lista de seguidores está mais próxima da realidade. Se em algum momento você utilizou métodos artificiais para aumentar o seu número de seguidores, certamente notou a mudança. Caso contrário, as quedas não foram tão sentidas.

 

 

A conta de um usuário é bloqueada no Twitter quando ela tem um comportamento foram do normal, como disparo de retweets repentinos e compartilhamento de links para sites fraudulentos. A rede social tenta entrar em contato com o usuário por e-mail, pedindo o reset da senha. Se não tiver resposta, a conta fica bloqueada.

Porém, tais contas ainda estavam na lista de seguidores, algo que agora não acontece. As contas onde o Twitter não pode verificar se é um usuário real ou um bot que gerencia as ações agora são deletadas.

O movimento tem como objetivo evitar a prática da compra de seguidores. Vamos ver se o alcance da medida é eficiente, ou se outros métodos alternativos para inflar seguidores vão aparecer.