Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que você NÃO precisa de um smartphone com 5G em 2024

Por que você NÃO precisa de um smartphone com 5G em 2024

Compartilhe

O 5G é uma realidade. Bom, mais ou menos.

Boa parte do território nacional ainda não é compatível com as redes de quinta geração, pois a expansão do serviço ainda é lenta, apesar dos passos mais acelerados das operadoras.

Eu uso o 5G aqui em Florianópolis, e posso dizer que o serviço funciona, mesmo sem ter todo o seu real potencial liberado. E… por incrível que pareça, um bom grupo de usuários pode ficar tranquilo com o 4G e esperar mais um pouco antes de investir em um smartphone novo e compatível com as novas redes.

Neste artigo, argumentos para os dois lados: motivos para manter o telefone com 4G ou para investir no smartphone com 5G.

 

Por que o 5G é indispensável?

O principal motivo para ter um smartphone com 5G é a maior velocidade de conexão, e esse é um ganho real que qualquer pessoa vai ter ao usar esse tipo de rede.

Nem preciso ir muito longe nos argumentos. Você navega mais rápido na internet, recebe uma melhor experiência no streaming, faz downloads e uploads mais rápidos… enfim, só vantagens.

Essa velocidade maior do 5G resulta em menores interrupções nos serviços que você utiliza, já que a conexão é mais estável. É a melhor opção para eventos com muitas pessoas ou zonas urbanas muito povoadas.

E investir em um smartphone com 5G significa investir no futuro da conectividade. Tudo bem, começamos a falar nas redes 6G, mas a tecnologia de quinta geração será dominante por muito tempo (pelo menos uma década, na minha opinião).

Logo, esse é um investimento a longo prazo, que estará presente em todos os setores. Não apenas no seu smartphone, mas em carros autônomos, drones, hospitais, empresas de telecomunicações e muitos outros campos da sociedade.

 

Por que o 5G é dispensável?

Por incrível que pareça, ainda dá para viver sem o 5G, pelo menos por enquanto.

Se você vive em uma cidade onde o 5G não está presente em todos os bairros, pense na autonomia de bateria do seu smartphone.

O telefone vai ficar procurando o tempo todo as redes 5G ou alternando entre ela e o 4G, e isso vai drenar a autonomia de bateria do telefone.

Sem falar que o 5G consome muito mais dados que o 4G, o que pode resultar em surpresas desagradáveis na conta para os mais desavisados.

Outro ponto que precisa ser analisado é o desempenho dessa rede. Em muitas cidades, a diferença prática na velocidade de download e upload não é tão significativa, e você deve considerar se vale a pena investir em um telefone com 5G em um primeiro momento em função disso também.

A questão do preço é relativa. No Brasil, as operadoras tiveram a decência de manter os preços dos planos com 4G para as redes de nova geração, mas pelo consumo maior dos mais diferentes serviços, a tendência é que você pague a mais no final do mês.

Por último e o mais importante: se na sua cidade não há cobertura de rede em 5G, não faz sentido pagar muito a mais em um smartphone com essa tecnologia.

A não ser é claro que você queira fazer um investimento no futuro e entende que o 5G em algum momento vai chegar na sua cidade. Aí é outro departamento.


Compartilhe