nuvem de dados - Por que você deve considerar o uso de uma nuvem pessoal de dados

Hoje, produzimos uma enorme quantidade de dados. Estima-se que o tamanho do universo digital se duplica a cada dois anos, abrindo assim um mundo de possibilidades para empresas e usuários domésticos.

O auge dos dispositivos móveis, a Internet das Coisas ou os algoritmos inteligentes estão constantemente alimentando a informação que geramos. Todos esses dados precisam ir para algum lugar (servidores), de modo que o acesso e a segurança desses sistemas é algo muito importante.

Com certeza você já ouviu falar da nuvem de internet. Um dos pilares que garante a informação é respaldá-la em um local seguro e de fácil administração. Porém, o que oferecem serviços de nuvem pública como Google Drive, iCloud, Dropbox ou OneDrive nem sempre é o suficiente para quem quer ter certeza sobre onde essa informação é armazenada, quem acessa essa informação e quem a administra.

No caso dos provedores de nuvem pública, isso depende precisamente dos servidores e da segurança das empresas que as administram. Ou seja, quando armazenamos nossos dados nesses serviços, entregamos o controle aos provedores que armazenam os dados.

Considere que os serviços de nuvem pública contam com um custo de manutenção associados. Para ter uma quantidade aceitável de espaço de armazenamento, você terá que pagar cotas mensais.

E é aqui que a nuvem privada aparece como alternativa para resolver dois problemas.

Uma nuvem privada permite o armazenamento dos arquivos em um disco local que fica em nossa casa ou escritório, e não em um servidor remoto, garantindo o controle de acesso e administração de nossos arquivos.

Além disso, você não precisa realizar pagamentos mensais de manutenção, bastando o investimento inicial ao adquirir o dispositivo.

 

Por que uma nuvem privada?

 

Uma nuvem privada nos entrega o controle a segurança necessária para armazenar e respaldar tudo o que temos em nossos dispositivos: arquivos e pastas, vídeos, filmes ou música. Todo o nosso universo digital fica em um mesmo dispositivo, que pode ser administrado a partir do nosso smartphone.

Uma nuvem pessoal, na prática, tem a mesma funcionalidade que uma nuvem pública, com a vantagem que o usuário tem a certeza que é ele quem administra os seus dados e o acesso a eles.

Logo, considere tal solução para os âmbitos doméstico e profissional. A sua relação custo-benefício é excelente, a configuração e uso é bem simples e prático, e você terá a tranquilidade de saber onde seus dados estão, com o acesso aos mesmos em um ambiente seguro na hora que você quiser, com o máximo de praticidade e confiabilidade.