É uma das piores coisas que podem acontecer com o seu smartphone: em algum momento da sua vida, o dispositivo começa a ficar lento, e nada resolve essa lentidão, nem com uma reinicialização.

Esse post explica melhor por que isso acontece.

 

O seu smartphone está cada vez mais lento: o que acontece?

Depois de um tempo de uso, os dispositivos mudam, independente do quão cuidadoso você é. A verdade é essa, e aparece pelo nome obsolescência programada. Mas existem outros motivos para o seu smartphone ficar mais lento, e a seguir, algumas dicas para tentar solucionar isso.

Bateria velha

Uma das causas mais comuns. Se a bateria está velha, ela vai durar menos e causar lentidão no equipamento. Só tem duas soluções óbvias aqui: ou trocar a bateria, ou comprar um celular novo.

Falta de memória

Você não consegue mais armazenar novos arquivos, ou os vários ciclos de gravação da memória flash que vão degradando o equipamento, o que também causa lentidões. Ficar sem espaço de armazenamento também afeta no desempenho. Aqui, basta apagar o que é inútil entre seus arquivos ou, melhor ainda, reiniciar o smartphone de fábrica.

Novo sistema operacional e aplicativos

Ter a versão mais recente do sistema operacional não vai ajudar a melhorar o desempenho de um velho smartphone. Quanto mais novo o SO, mais exigente e pesado ele vai ser. O mesmo acontece com a atualização de aplicativos. Em algum momento, o seu smartphone simplesmente não vai funcionar com os novos softwares. E aí, só trocando de dispositivo.

Aplicativos em segundo plano acumulados

Isso está acontecendo nesse momento no seu smartphone, e você nem se dá conta disso. Mas não se preocupe: isso acontece com todo mundo. Quanto mais apps instalados, mais chances de ter mais apps rodando em segundo plano. Com o passar dos anos, os apps em segundo plano se acumulam, afetando o desempenho do seu dispositivo.