Vimos no post anterior a análise do Engadget sobre o Cr-48, o primeiro computador com Chrome OS que sai da sede do Google, mas uma pergunta ainda persiste: por que o produto não conta com a tecla Caps Lock, deixando os usuários (teoricamente) apenas com as opções em minúsculas? Isso pode parecer um assunto sem importância, mas não é.

Segundo o que informa o pessoal de Mountain View, a decisão de deixar esta tecla de fora não é fruto de azar, nem uma consequência de utilizar protótipos. Foi uma decisão estrategicamente pensada e calculada. A primeira consideração que devemos ter em conta é que esta tecla é uma herança das velhas máquinas de escrever, ou seja, nos dias de hoje, a maioria das pessoas civilizadas só uma as letras maiúsculas para escrever siglas ou iniciar frases (lembre-se, eu disse civilizadas).

Porém, se pesquisarmos o tutorial do produto, feito pelo próprio Google, vamos encontrar um texto muito elucidador: “se realmente você quer a tecla Caps Lock para FAZER COMENTÁRIOS AGRESSIVOS NO YOUTUBE, tecle…”, e aí eles mostram um pequeno atalho para ativar esta tecla (que o Google substituiu por uma tecla de busca). Ou seja, nem o Google aguenta mais aquelas pessoas que, de forma insuportável, só conseguem escrever em maiúscula. E você? Consegue viver sem a tecla Caps Lock? Se sua resposta for “não”, tenho outra pergunta: você usa muito o Orkut?

Fonte