Começa aqui uma nova seção no blog TargetHD, o Dicas de Downloads. Neste segmento, vamos passar dicas de softwares e aplicativos que estão em evidência, e que podem melhorar a sua vida conectada, ou a performance de seu computador. Começamos esse segmento por um dos mais populares navegadores do mercado, o Mozilla Firefox.

Fazemos então a pergunta que dá título ao post: por que o Firefox é um dos navegadores mais populares da web? Bom, pra começar, ele é gratuito. Bom, mas isso todos são. Então vamos para outros argumentos.

O segundo argumento é sua fácil integração com programas de terceiros. Você tem diversos plug-ins para adicionar funções que tornam o navegador um aplicativo multi-uso para atividades online, como gerenciamento de e-mails do GMail, agenda do Google Docs, produção de textos em blogs, controle de acesso de programas e navegação Java, entre outros. Ou seja, você pode contar com um grau de personalização muito grande, deixando o Firefox ainda mais completo.

A seguir, é um navegador rápido. Tudo bem, muitos usuários podem reclamar do seu consumo de memória RAM para oferecer velocidades maiores de navegação, mas isso vem sendo resolvido através de um novo desenvolvimento de programação do navegador. Outro fator que o torna mais rápido é o motor TraceMonkey, que renderiza as imagens de modo mais ágil.

Além disso, o Firefox permite uma limpeza de histórico de navegação mais prática e rápida, garantindo uma maior privacidade ao internauta após uma sessão de navegação. Cookies e arquivos temporários da internet também podem ser removidos com facilidade, fazendo com que qualquer usuário que queira fazer uma manutenção no navegador consiga fazer isso sem maiores dificuldades.

Próximo de chegar à sua versão 4, o Firefox é um dos principais destaques entre os navegadores web, conquistando fãs ao redor do mundo, e oferecendo uma concorrência maior e mais acirrada entre os desenvolvedores de software para navegação na web.

Para fazer o download do Mozilla Firefox, clique aqui.