650_1000_swype-ubicacion

Em dezembro de 2013, um usuário do Swype instalou a ROM CyanogenMod 10.2 em seu smartphone, e ativou o recurso “Privacy Guard”, onde é possível consultar os tipos de permissão os seus aplicativos utilizam. Por conta disso, se deu conta que, em quatro dias, o Swype acessou a sua localização quase 15 mil vezes.

O aplicativo realizava, em média, 2.5 consultas por minuto, e não parece ter uma explicação minimamente razoável por parte de seus responsáveis. O aplicativo não é atualizado desde o dia 19 de dezembro – e as mudanças dessa última edição não dão indícios sobre o assunto -, e em todos esses meses, o comportamento é o mesmo.

As suspeitas aparecem. Afinal de contas, por que um aplicativo que apenas oferece um método de escrita alternativa precisa acessar a nossa localização tantas vezes?

De certo modo, é até razoável que o app faça isso uma vez ou outra para conhecer a região que estamos, fazendo com que o seu dicionário se ajuste ao nosso idioma local. Mas isso pode muito bem ser feito por um menu que faça o ajuste desse parâmetro.

Tal anormalidade foi relatada no fórum do Swype, entre abril e junho de 2013, e só em dezembro do ano passado um dos moderadores comentou o assunto:

Isso parece ser definitivamente um erro. Verificamos a última localização conhecida para oferecer dialetos regionais através do recurso Living Language. O Swype não deveria pedir informações de localização até esse limite. Vou me assegurar que isso fica registrado como um erro, para que possamos averiguar o que acontece.

Depois disso, não houve mais respostas sobre o assunto por parte da Nuance, que aumenta as suspeitas sobre esse comportamento. E esse não é o primeiro caso de permissões inexplicáveis em aplicativos que teoricamente não deveriam acessar esses recursos, mas a popularidade do Swype fez com que esse problema fosse fonte de várias críticas de alguns desenvolvedores Android.

E o que é pior: tal problema pode ser um dos motivos para a bateria do seu smartphone Android não durar um dia completo de uso.

Via Swype Forums