iphone-se-01

A Apple apresentou o novo iPhone SE, que conta com o desempenho do iPhone 6s, mas em uma tela de apenas quatro polegadas. Essa redução de dimensões gerou uma consequência: a ausência do 3D Touch. Porém, a Apple explica os motivos para voltar com uma tela de quarto polegadas.

 

O mercado de smartphones pequenos segue enorme

30-milhoes-celuares-pequenos

A Apple afirma isso. Quando explicam a decisão pela volta de quatro polegadas, a empresa mostra um número que é desolador para os demais fabricantes: em 2015, foram vendidos mais de 30 milhões de iPhones com tela de quatro polegadas.

Os números incluem os modelos iPhone 5s e iPhone 5s e mostram claramente que o mercado de smartphones menores segue muito poderoso, e a Apple está encontrando um caminho livre, já que não há nenhum Android de primeira linha abaixo das 4.6 polegadas.

 

Uma fonte inesgotável de novos usuários do iPhone

mercado-consumidores-iphone-4-polegadas

Se pegarmos como base nossa lista de amigos e conhecidos, mais de uma pessoa ainda contam com um iPhone 4s, 5 ou 5s, sem dar um salto para os modelos maiores (iPhone 6 ou 6s). Com a chegada do iPhone SE, a Apple oferece para esse grupo a opção de atualização, alcançando o hardware do iPhone 6s em um corpo reduzido.

Além disso, no gráfico apresentado pela empresa durante o keynote, vemos que o grosso dos seus clientes conta com uma boa parte de novas incorporações oferecidas pela marca através dos seus modelos de quatro polegadas. Dado que muitos compraram o seu primeiro iPhone escolhendo ou o iPhone 5s ou o iPhone 5c, atualizar o hardware com o iPhone SE é algo mais do que lógico.

Não só isso: colocando uma barreira de entrada de US$ 399 para um iPhone 6s pequeno fará com que muito mais usuários façam a troca. De novo: encontrar um Android potente e pequeno é uma missão praticamente impossível. O mais próximo disso é o Sony Xperia Z5 Compact (que vai sair do mercado com a chegada da nova linha X).

 

A renovação da linha de quatro polegadas era lógica e necessária

iphone-se-oficial-04

Os dados apresentados pela Apple durante o keynote reforçam sua decisão de renovar a linha de quarto polegadas, que tanto dinheiro rendeu no passado. Os números falam por si, e renovar um modelo tão elogiado como é o iPhone 5s pode fazer com que as vendas disparem. Teremos que esperar para ver os resultados no final do ano, mas a decisão aparentemente é muito acertada.