Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Por que a Apple demora tanto para entregar o que queremos em seus dispositivos?

Por que a Apple demora tanto para entregar o que queremos em seus dispositivos?

Compartilhe

A Apple tem uma mania insuportável e herdada do Steve Jobs, que é acreditar que entende o que nós, usuários, realmente queremos. Essa ideia caiu a algum tempo, e a prova disso é esse iOS 18, que nunca foi tão Android como é neste momento.

E quando pensamos nesse elevado nível de customizações, nos widgets e ícones que podem se mover para qualquer lugar na interface e até mesmo a possibilidade de instalar aplicativos de lojas de terceiros, vem a pergunta: “por que a Apple demorou tanto?”.

Mas quando olhamos para os demais produtos e serviços da Apple, fica evidente que a empresa “faz de propósito” e leva tempo demais para entregar as funcionalidades que tanto queremos nos caros produtos que compramos.

 

Um delay exagerado

Se começo a colocar tudo o que a Apple copiou do Android desde o iOS 16, faço um artigo apenas e exclusivamente falando sobre isso. Mas neste momento, vou expandir o espectro de análise, olhando para outros produtos da empresa que receberam novos recursos que os usuários estão pedindo há muito tempo, mas que só agora foram atendidos.

O macOS 15 Sequoia recebe um pequeno detalhe que faz toda a diferença para os mais produtivos: a possibilidade de colocar mais de uma janela lado a lado de forma nativa. Antes, você só podia fazer isso se utilizasse um aplicativo de terceiros.

Levando em consideração que estamos falando de computadores (MacBooks e Macs) que sempre foram pensados na produtividade, e não de tablets (iPad, onde a restrição do sistema operacional é maior), é inconcebível que a Apple deixasse para depois a inclusão dessa funcionalidade.

O macOS é multitarefa! Logo, as pessoas vão usar janelas lado a lado em algum momento.

Falando do iPad, apesar do tablet não ir além de um dispositivo voltado para os criadores de conteúdo e consumidores de entretenimento, não são poucas as pessoas que trabalham com ele de forma mais profissional.

E demorou 14 LONGOS ANOS para receber um app nativo de Calculadora.

Não poderia ser tão difícil assim. Teve que esperar chegar o Apple Intelligence para que a Calculadora fizesse algum sentido? Só para que você possa fazer contas a mão em qualquer lugar no iPadOS?

Isso nem faz tanto sentido assim.

E o watchOS 11, que tem como uma de suas principais novidades entregar o monitoramento de sono automático ao Apple Watch, quando toda a concorrência da Apple já faz isso há muito tempo?

Antes, o usuário tinha que ajustar o relógio para o modo de descanso se queria monitorar o sono de forma adequada. Agora, o relógio vai fazer isso automaticamente, entendendo que você dorme durante as madrugadas.

Outros apps na App Store faziam isso há muito tempo, mas a Apple não dava o braço a torcer até agora.

 

Por que tanta demora?

Até existe uma explicação razoável para que a Apple demore mais do que o desejado para entregar os recursos e funcionalidades que queremos ou merecemos.

Para a gigante de Cupertino, observar como a concorrência trabalha com esses recursos é importante. Pois dessa forma, não só ela pode copiar o que funciona, mas também melhorar aquilo que não está tão lapidado.

A Apple fez isso em diversas oportunidades ao longo dos últimos 25 anos (pelo menos – estou considerando a era Steve Jobs desde o seu retorno à empresa em 1997), e boa parte da inovação que tantos elogiam na empresa se dá por causa dessa capacidade em melhorar o que já existe.

É só você parar para pensar em tudo o que a Apple fez de 1999 até agora:

  • não inventou o notebook, mas apresentou ao mundo o conceito de dispositivo ultrafino no MacBook Air;
  • não inventou o desktop, mas entregou o formato All-in-One no clássico iMac com carcaça traseira translúcida;
  • não inventou o MP3 player, mas apresentou no iPod um formato atraente e, por tabela, a Apple Music Store, que revolucionou o mercado da música;
  • não inventou o smartphone, mas mudou o jogo do segmento de mobilidade com o iPhone;
  • não inventou o tablet, mas tomou de assalto e com mãos de ferro o setor com o iPad.

Eu entendo tudo isso, e valido todos esses conceitos.

Mas… precisava demorar tanto para colocar um simples recurso de múltiplas janelas lado a lado, inserir uma porcaria de app de Calculadora ou entender que entre meia-noite e 6h da manhã estamos dormindo?

Nem mesmo o Apple Intelligence justifica tamanha demora para coisas tão simples.


Compartilhe