madmax

A indústria do cinema é uma das mais complexas do mundo, e não só pelo fato de manejar cifras milionárias com superproduções, mas também pelo fato de um único filme poder representar “o céu ou o inferno” de forma definitiva.

Bem sabemos como mais de um filme com alto orçamento e expectativas terminou como um fracasso de bilheteria, afundando carreiras de atores muito conhecidos, diretores e outros profissionais que não conseguem escapar de um grande fiasco, salvo alguns sortudos que gozam de extrema popularidade.

Por isso, ter uma ideia clara do dinheiro que se pode arrecadar com um filme é um dos grandes sonhos da indústria do cinema, já que apesar dos seus vários analistas e especialistas, é praticamente impossível prever as chances de sucesso de um filme. Mas tudo pode mudar agora, com o ScriptBook.

O ScriptBook é um complexo algorítimo que analisa um filme por completo (roteiro, atores, produtores, diretores, como o mesmo se desenvolve, etc), para no final estimar qual é a arrecadação que esse filme pode obter. Uma ideia interessante, que no momento deixa mais dúvidas que respostas, mas que, em teoria, seria apresentada de forma oficial em fevereiro de 2016, durante o Festival de Cinema de Berlim.

Via Engadget