650_1000_pocket-points2

O Pocket Points é um aplicativo que aplica o conceito de reforço positivo para premiar os estudantes que bloqueiam os seus smartphones enquanto eles estão na sala de aula, evitando assim utilizar o dispositivo para jogar, mandar mensagens ou consultar aplicativos.

Os pontos adquiridos pelo aplicativo podem ser utilizados para comprar produtos em lojas ou empresas associadas, além de oferecer descontos em livros ou refeições em centros que apoiam a iniciativa. O aplicativo se baseia na localização do aluno, e quanto maior o número de pessoas contam com telefones bloqueados no colégio, mais pontos todos os envolvidos recebem.

Por enquanto, o Pocket Points é exclusivo para iOS. Seu funcionamento é simples: o app premia com um ponto a cada vez que não usamos o smartphone na sala de aula durante 20 minutos. Em um teste realizado na Universidade de Penn State, foram ofertados descontos de 15% na loja do colégio se o usuário contava com 10 pontos.

Por enquanto, Penn State e California State foram as duas únicas universidades onde o projeto está em vigor (as duas participaram do seu desenvolvimento), e agora os seus responsáveis tentam atrair as empresas, fazendo com que os pontos acumulados pelos alunos sejam aproveitados em lojas e comércios associados ao programa de promoções.

Via PocketPoints